Manjariando
Compartilhando a simplicidade do Manjaro.
ago. 10, 2024
Aug 10, 2024
8 min de leitura
Atualização Estável 2024 08 08
A primeira atualização para o ramo stable foi liberada, com a remoção de alguns kernels do repositório, portanto é bom ficar atento com isso.
Se você quiser testar as ISOs de desenvolvimento, você pode baixar a versão Plasma, Gnome e XFCE. Recomendamos o Jdownloader para fazer o download dessas ISOs, pois ele faz todo o trabalho e você não irá se preocupar em juntar as partes dos arquivos.
Linux 6.9 é EOL e será em algum momento removido do repositório.
Se você usa Linux 6.9 e Nvidia ou dentro de uma máquina virtual, é de grande importância que você instale o Linux 6.6 ou Linux 6.10 para evitar problemas de driver.
sudo mhwd-kernel -i linux66
Informação
Linux 6.8 e Linux 6.7 foram removidos dos repositórios.
Se você estiver usando qualquer um deles, substitua por um kernel suportado.
sudo mhwd-kernel -i linux66
2024-08-08
Aviso
pipewire-pulse entra em conflito com pulseaudio-ctl
pulseaudio-ctl não é compatível com PipeWire e deve ser removido:
pamac remove pulseaudio-ctl
Aviso
O Noisetorch do repositório Extra não pode ser atualizado
Informação
Dependências do Noisetorch
Noisetorch, de repositórios, precisa do pulseaudio como dependências obrigatórias, quando isso deveria ser opcional, pois funciona também no Pipewire.
noisetorchno AUR foi atualizado para alterar pulseaudio para a dependência parapulse-native-provider
Uma mudança semelhante ainda não foi implementada para o pacote de repositório, então os usuários podem precisar remover o pacote antes da atualização
pamac remove noisetorch
2024-07-01
Aviso
O serviço sshd precisa ser reiniciado após a atualização para openssh-9.8p1
2024-07-01 - Robin Candau
Após a atualização para openssh-9.8p1, o daemon SSH existente não poderá aceitar novas conexões (consulte Não é possível efetuar login após a atualização do openssh 9.8p1-1, É NECESSÁRIO reiniciar o sshd (#5) · Problemas · Arch Linux / Empacotamento / Pacotes / openssh · GitLab ).
Ao atualizar hosts remotos, certifique-se de reiniciar o serviço sshd usando systemctl try-restart sshdlogo após a atualização.
Estamos avaliando a possibilidade de aplicar automaticamente uma reinicialização do serviço sshd na atualização em uma versão futura do pacote openssh-9.8p1.
Máquinas virtuais que usam libvirt não têm internet se o host usa UFW
Este é um bug conhecido . A solução alternativa é alterar o firewall com firewalld ou se você quiser continuar usando UFW, você tem que permitir todo o tráfego na ponte virtual (verifique se virbr0 é o nome da interface no seu caso).
sudo ufw allow in on virbr0
sudo ufw allow out on virbr0
2024-05-14
Aviso
Sem interface de plasma com kernel 6.9 + GPU Nvidia + Wayland
Se você encontrar uma tela preta sem interface após o login, provavelmente é um problema com o carregamento do simpledrm.
Para resolver adicione nvidia_drm.fbdev=1 em /etc/default/grub na linha que começa com GRUB_CMDLINE_LINUX=.
Verifique se você também tem nvidia_drm.modeset=1 na mesma linha.
Então execute: sudo update-grub
Além disso, verifique se você tem nvidia_drm em /etc/mkinitcpio.conf na linha MODULES= ou HOOKS=.
Solução alternativa: remova virtio-seriale org.qemu.guest_agent.0do XML libvirt até que o bug seja corrigido.
Aviso
Se você usa o KDE é melhor sair da sua sessão e fazer a atualização via Pacman ou Pamac em tty.
Eu também faria, antes da atualização:
faça um instantâneo do Timeshift se você não tiver nenhum recente.
faça uma nova inicialização, mas antes disso:
Configurações do sistema> Aparência> Tema global> defina como Respiração e marque ambas as opções para padrões
Você pode ir ao menu hambúrguer em Configurações do sistema e ver quais alterações você fez no padrão selecionando: Destaque Configurações alteradas e veja se deseja fazer um esforço para recuperar mais padrões
Configurações do sistema > Aparência > Inicialização e desligamento: padrões SDDM e sessão de desktop: iniciar com sessão vazia
desative todos os widgets instalados pelo usuário que ainda estão em sua área de trabalho, painéis e até mesmo tela de bloqueio ou papel de parede (por exemplo, Active Blur)
Exporte seus atalhos personalizados ou gestos do mouse em SS> Workspace > Atalhos
(exporte conteúdo de widgets como suas estações de rádio no Advanced Radio Player ou seus Podcasts no Kasts ou qualquer coletor como backup)
Reinicializar, instantâneo do Timeshift, reiniciar
então não faça login, faça a atualização via tty (CTRL + ALT + F3, mesmo com F2 você volta)
reinicie, faça login, verifique as configurações do sistema
reinicie novamente
aproveite
pós-instalação:
procure substitutos do Plasma 6 para seus widgets após a instalação
caso você tenha o tema instalado no Github: desinstale a versão KDE5 do klassy, instale a versão Plasma 6 do klassy, talvez reinstale levemente
(saudações,@1efaf7d71a8637c6800a, PS: estes são apenas meus pensamentos; Ainda não fiz essa atualização!)
Aviso
Como corrigir o erro plasma-firewall na GUI de configurações do sistema ao executar ufw
Abra /usr/lib/kde_ufw_plugin_helper.py e altere a primeira linha de #!/usr/bin/python3.11 para #!/usr/bin/python3.12. Isso corrigiu o problema imediatamente e faz sentido, já que Manjaro está atualmente no Python 3.12.
Aviso
Xfce tem temas inconsistentes para aplicativos Qt
Qt 6 agora é padrão, mas alguns aplicativos ainda estão usando Qt 5
Para restaurar a aparência dos aplicativos QT após esta atualização, instale o pacote abaixo.
problemas com a montagem automática do sistema de arquivos NTFS usando o Kernel 6.8
O kernel mudou ntfso driver padrão de FUSE one para ntfs3.
Esses dois não são totalmente compatíveis, principalmente no que diz respeito às opções de montagem. Se você tiver opções de montagem personalizadas no fstab(ou em qualquer outro aplicativo, como o VeraCrypt), elas precisam ser alteradas.
Sintomas:
A montagem falha com: Device or resource busy
Relatórios DMesg:Can’t open blockdev
Solução:
migre suas opções de montagem. Para mim as mudanças foram:
Antes de utilizar o Pamac na sua forma gráfica ou pelo terminal, o correto a se fazer é classificar os espelhos e só depois atualizar o sistema, você pode conferir o nosso artigo explicando como se fazer isso.
Após classificar os espelhos, você pode atualizar o seu sistema através da interface gráfica do Pamac, mas recomendamos a utilização do terminal. Outra recomendação nossa é, atualize primeiro somente os pacotes dos repositório (se você utiliza o repositório do blog, lembre-se de aguardar ao menos 24 horas), e só depois atualize os pacotes provenientes da AUR.
Comando para atualizar somente os pacotes presentes em repositórios, os pacotes da AUR não serão atualizados.
pamac update --force-refresh --no-aur
Seguindo as informações acima, provavelmente você não terá maiores problemas. Verifique as informações do progresso da atualização, muitos usuários atualizam o sistema e não olham se existem mensagens de erros.
Após uma atualização do Manjaro, é comum que alguns pacotes instalados da AUR parem de funcionar. Normalmente isso acontece com pacote realmente compilados (aqueles que demoram mais tempo e fica passando muitas letrinhas sobre o que está sendo feito), e para corrigir, você precisará recompilar o pacote do próprio programa ou de alguma dependência que ele precise (que também foi instalada da AUR).
Nós fazemos esse processo de re-compilar nos pacotes do nosso repositório, e por isso que recomendamos que o usuário aguarde ao menos 24 horas. Assim ele atualizará o sistema e os pacotes que disponibilizamos e não encontrará problemas, se for ansioso, atualizará o sistema antes e terá problemas com os pacotes do nosso repositório, mas isso será por causa da ansiedade dele, já que as nossas atualizações provavelmente ainda não estavam disponíveis.
Se você seguiu as informações e ainda não consegue atualizar o sistema, tenha certeza que verificou as informações dos problemas antigos. Você pode entrar em nosso grupo no telegram para que possamos lhe ajudar com o problema, mas verifique se as informações não estão listadas nos problemas antigos.
Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.
Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.