Manjariando
Manjariando
Compartilhando a simplicidade do Manjaro.
Apr 23, 2020 Apr 23, 2020 2 min de leitura

Configurando o programa DroidCam

thumbnail for this post

No final de 2019 nós adicionamos ao nosso repositório o pacote droidcam-dkms, mas logo os usuários informaram que o mesmo não estava funcionando mais, e ao testar foi comprovado isso.

Recentemente nos deparamos com com o artigo do blog Linux Dicas e Suporte, onde era demostrado como instalar o programa manualmente, nós fizemos o teste e funcionou perfeitamente, então começamos estudar como trazer essa instalação de forma mais simples aos usuários. Infelizmente não conseguimos fazer o pacote droidcam-dkms funcionar novamente, e trocamos pelo pacote droidcam, que está funcionando corretamente.

Após você instalar o pacote droidcam e droidcam-driver para o seu kernel, o programa já estará funcionando, para que você utilize o Smartphone como webcam, instale no programa pela Google Play ou Apple Store.

Abra o aplicativo no seu Smartphone e o programa no Manjaro, siga os passos para o método que você for utilizar.

Conectar através da rede Wifi #

Anote o IP fornecido no aplicativo do seu Smartphone e adicione no campo do programa no Manjaro.

Clique em Connect e você já estará transmitindo a imagem do seu Smartphone para o seu desktop, para visualizar a imagem no desktop, siga os passos de configuração no desktop mais abaixo.

Lembrando que não é obrigatório possuir uma placa de rede wifi no seu desktop/notebook, a transmissão é feita pelo wifi do seu roteador/modem para o seu smartphone.

Conectar através do USB #

Antes de qualquer coisa, você deve ativar a depuração USB no seu Smartphone, abra o aplicativo no Smartphone e no Desktop, no desktop você altera para o modo USB e clica em Connect.

Se você nunca utilizou nada via adb no seu Smartphone, você deve aceitar a conexão no seu Smartphone (vai aparecer uma caixa de dialogo).

Configuração DroidCam.

Configuração DroidCam.

Configuração Desktop #

Para você utilizar a imagem nos programas, se for no Skype ou Hangouts, o nome deve aparecer como Droidcam, mas em outros programas a imagem é transmitida através do dispositivo /dev/video0 e o audio através do hw:0,1,0. A informação está presente na parte de baixo da interface do programa, verifique corretamente essas informaçoes.


Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Veja também

Acompanhe o blog

comments powered by Disqus