Flávio Costa
Flávio Costa
Não menospreze o dever que a consciência te impõe
Mar 3, 2021 Jun 11, 2021 4 min de leitura

Utilizando o driver nvidia-304xx no Manjaro

thumbnail for this post

Após um longo período que me foi pedido, fui verificar se o driver 304 da Nvidia poderia funcionar no Manjaro. Não me recordo mais que foi o primeiro usuário que pediu, e se ele ainda utiliza o Manjaro, mas sempre que podia eu pesquisava sobre o assunto. E aqui estamos nós no tutorial de como utilizar o driver.

Com o passar do tempo eu aprendi muita coisa, e após a remoção de quase todos os drivers legacy da Nvidia do repositório do Manjaro (ainda tem o 390xx), uma das coisas que pesquisei muito, foi fazer os drivers da Nvidia do nosso repositório aparecer no gerenciador de drivers do Manjaro, e serem instalados automaticamente (como era feito antes).

Esse driver só tem suporte até o kernel 5.4, portanto se você utiliza um superior, desinstale e reinicie o sistema antes de prosseguir. Outro ponto importante é que, ele também só funciona com o xorg 1.19, e por esse motivo, durante a instalação do driver, alguns pacotes serão removidos. Por esse motivo, é recomendado que o usuário anote os pacotes removidos, para o caso de ser necessário, a reinstalação dos mesmos seja fácil.

Instalação

Em dezembro o nosso repositório será resetado, apoie o programa que você utiliza, para que ele não seja removido do nosso repositório.

Instalar via Repo blog

Modo gráfico: procure o pacote nvidia-304xx no Pamac, marque para instalar e clique em aplicar.

Marcar e aplicar a instalação.
Digitar a senha para a instalação.
Escolha o driver para um dos kernels suportados.
Confirmar a instalação.
Clique na seta ao lado de Aplicar para acompanhar a instalação.
Progresso e conclusão da instalação.

Terminal: utilize um dos comandos abaixo conforme sua preferência.

Pamac

pamac install nvidia-304xx

Viu como foi fácil, agora você já está com o driver instalado e funcionando. Vale lembrar que esse driver é antigo, portanto nós não sabemos até quando conseguiremos manter ele funcional em nosso repositório.

Se você utilizar o driver e o sistema não inicializar, nos informe para que podemos verificar, mas lembre-se de repassar o máximo de informações possíveis. Por possuir uma placa compatível com o driver, estamos sempre verificando o seu funcionamento, mas uma hora ou outra algo pode passar despercebido por nós.

Revertendo o processo. #

Se você encontrar algum problema, siga os passos abaixo para remover o driver 304xx e voltar para o padrão do sistema. Nós estaremos atualizando esses passos sempre que for necessário, mas como informamos anteriormente, é recomendado que o usuário anote os pacotes que foram removidos na instalação do driver.

Remova os pacotes Nvidia, não desligue ou reinicie após desinstalar.

pamac remove nvidia-304xx-utils lib32-nvidia-304xx-utils

Reinstale os pacotes padrões do sistema.

pamac install xf86-video-nouveau xf86-video-intel xf86-video-ati xf86-video-amdgpu xorg-server xorg-server-common

Aceite as substituições e aguarde o processo acabar, se não relatar nenhum problema, você já pode utilizar se sistema normalmente.

Apesar de muitas pessoas desdenhar de hardwares com esse chip gráfico, vou manter esse driver funcionando até quando for possível, já que muitas pessoas ainda utilizam dele por vários motivos, e essa será minha pequena contribuição para com esses usuários.

Créditos. #

Para esse driver estar disponível no repositório do blog, teve o trabalho de muitas pessoas, eu só juntei as informações e deixei a instalação o mais simples e fácil possível, então vou deixar aqui o nome com o link das pessoas que fizeram o trabalho mais difícil.

mirh, usuário da AUR que corrigiu a compilação do pacote xorg-server1.19-git.

Jorge Maidana, quem disponibilizou os patchs necessários para o driver funcionar até o kernel 5.4.

burrezo, através de um tópico dele no fórum do Linux Mint que eu encontrei os patchs do Jorge, sem contar que ele fez o tutorial para o Debian, para o Antix e MX-Linux.

Equipe do Manjaro, os arquivos (pkgbuilds) para construir os pacotes para esse driver funcionar, foram retirados do github do Manjaro.

Como podem ver, esse driver só está disponível aqui por causa de varias pessoas, meu papel foi juntar e ajustar tudo, e espero que com isso, alguns usuários possam se beneficiar por mais algum tempo do seu hardware.


Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Veja também

Acompanhe o blog

comments powered by Disqus