Manjariando
Manjariando
Compartilhando a simplicidade do Manjaro.
Nov 11, 2020 Nov 11, 2020 3 min de leitura

Pacote droidcam-dev

thumbnail for this post

Enquanto estávamos pesquisando para corrigir o pacote que disponibilizamos em nosso repositório, nos deparamos com a informação do desenvolvedor da DroidCam que futuramente ele pretende utilizar o pacote v4l2loopback ao invés de manter uma versão separada para o programa (o v4l2loopback-dc), pensando nisso, nós começamos o processo de testes para que a DroidCam funcione com o pacote v4l2loopback-dkms do repositório oficial do Manjaro.

Devido a última alteração que fizemos no pacote da DroidCam (como citado aqui, as alterações necessárias foram poucas, só precisamos remover uma linha e ajustar outra no arquivo /etc/modules-load.d/droidcam.conf, tivemos alguns erros durante a inicialização do sistema durante os testes, mas conseguimos ajustar tudo.

Para garantir o funcionamento desse método, estaremos disponibilizando ele em um pacote separado, com o nome de droidcam-dev, assim outros usuários podem testar, até que o mantedor da DroidCam remova o suporte ao v4l2loopback-dc e comece utilizar somente o v4l2loopback.

Esse método é bom tanto para o usuário quanto para nós, já que ele utilizará apenas um pacotes para qualquer versão do kernel que o sistema estiver executando, sem contar que será mais fácil da DroiCam entrar para os repositórios oficiais das distribuições.

O único “problema” que encontramos foi, não conseguirmos fazer o programa funcionar assim que ele é instalado (como é feito com o pacote droidcam que já disponibilizamos), sendo necessário reiniciar o sistema para o programa funcionar ou utilizar comandos de pós instalação.

Para utilizar e ajudar nos testes, siga os passos abaixo.

Instalação

Ajude o nosso repositório permanecer ativo e dar suporte para mais pacotes/programas, seja um apoiador.

Instalar via Repo blog

Modo gráfico: procure o droidcam-dev no Pamac, marque para instalar e clique em aplicar.

Marcar e aplicar a instalação.
Digitar a senha para a instalação.
Confirmar a instalação.
Clique na seta ao lado de aplicar para acompanhar a instalação.
Progresso e conclusão da instalação.

Terminal: utilize um dos comandos abaixo conforme o seu gerenciador de pacotes preferido.

Pamac

pamac install droidcam-dev
Leia mais...

Agora você já pode utilizar o programa.

Alterando a Resolução. #

Para alterar a resolução definitivamente, você precisa alterar a configuração presente em /etc/modules-load.d/droidcam.conf, após isso as suas alterações irão permanecer após reiniciar o sistema e após uma atualização. Utilize o comando abaixo no terminal, altere width=1280 e height=720 para a resolução desejada.

sudo nano /etc/modprobe.d/droidcam.conf

Seguindo o exemplo dado mais acima, você alteraria width=1280 height=720 para width=1920 height=1080, veja o exemplo abaixo.

options v4l2loopback width=1920 height=1080

Se você utilizar o comando acima, para salvar as alterações com o nano, basta utilizar as teclas Crtl + O para gravar as alterações, apertar enter, e Crtl + X para sair, a primeira combinação de tecla utiliza apenas letras.


Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Veja também

Acompanhe o blog

comments powered by Disqus