Instalando o LibreOffice
Ao procurar pelo LibreOffice no Pamac, o usuário vai encontrar várias opções, principalmente se estiver com o suporte para Flatpak e Snap habilitado. Então, qual versão instalar?
Bom, ai vai depender de quais são as suas necessidades, se você é conservador deve utilizar a versão do ramo estável (libreoffice-still). Agora se você prefere obter os novos recursos antecipadamente, utilize a versão do ramo recursos (libreoffice-fresh). As versões em Flatpak e Snap seguem o ramo de recursos. Portanto você utilizará basicamente a mesma versão que a do pacote libreoffice-fresh.
Dependendo das suas necessidades, nenhuma das opções citadas acima servirá, sendo necessária uma versão mais atual que as duas do repositório do Manjaro. Para esses usuários, a versão do ramo de desenvolvimento pode ser a melhor escolha. Na AUR está disponível o pacote que fornece essa versão em desenvolvimento, o libreoffice-dev-bin.
Para facilitar para os usuários, nós adicionamos esse pacote em nosso repositório, junto com os pacotes de idiomas e ajuda.
Instalação
Para requisitar que um pacote/programa entre para o repositório do blog, você deve se tornar um apoiador através do apoia-se, lembre-se de entrar em contato para verificar se o pacote/programa pretendido funciona no Manjaro.
 Manjaro  Flathub  Snapcraft  AUR 
Modo gráfico: procure o libreoffice
no Pamac, marque para instalar e clique em aplicar.
Terminal: utilize um dos comandos abaixo.
pamac install libreoffice-fresh
flatpak install flathub org.libreoffice.LibreOffice
sudo snap install libreoffice
pamac build libreoffice-dev-bin
O LibreOffice pode ser fácil para alguns e complicados para outros. Para tentar dar uma luz para os usuários, nós indicamos alguns vídeos nesse artigo. Caso o usuário não se adapte, existem outras suítes para escritório, o usuário só precisa testar e encontrar a melhor opção para ele.
Apesar de sempre indicarmos a utilização de programas nativos, existem casos que só o Microsoft Office resolve o problema do usuário, e para isso, temos um artigo com o tutorial de instalação. Os pacotes necessários estão em nosso repositório, portanto a instalação será mais fácil.
Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.
Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.
Veja também
- LibreOffice Dev
- Scribus- software de layout e publicação profissional.
- Corrigir idioma no Gnome
- Dominando o LibreOffice
- WPS Office no repositório do blog
Acompanhe o blog