Manjariando
Manjariando
Compartilhando a simplicidade do Manjaro.
Aug 21, 2020 Aug 21, 2020 2 min de leitura

LiveUSB do Manjaro com persistência?

thumbnail for this post

Muitos usuários que começavam utilizar o Manjaro vindo de distribuições com base Debian/Ubuntu, e que utilizavam liveusb com persistência, logo descobriam que isso não era possível, mas agora já está sendo possível utilizar a persistência na liveusb do Manjaro, esse processo ainda está no inicio, e só está disponível a versão com XFCE no ramo instável (unstable), mas funcionou perfeitamente em nosso teste.

Por essa opção estar no inicio, o sistema vem sem muitas coisas presentes no Manjaro, entre elas estão o pacote pacman-mirrors, o qual é utilizado para a classificação dos melhores espelhos para os repositórios do Manjaro, também está ausente o pacote mhwd, esse é o pacote que faz o reconhecimento do seu hardware e instala os drivers necessários para o seu hardware, devido a ausência dos pacotes mencionados, os usuários que ainda estão iniciando no Manjaro, podem encontrar dificuldades em utilizar essa primeira versão que foi disponibilizada.

Outro detalhe é sobre o tamanho da persistência, que ainda não é possível definir manualmente o tamanho dessa persistência, sendo escolhido esse tamanho durante a criação do arquivo, que será utilizado para fazer a liveusb. Estaremos estudando melhor esse processo, e assim que compreendermos melhor, e conseguirmos criar um desses arquivos, estaremos trazendo aqui as informações, se você quiser tentar criar a sua própria versão, você pode verificar o github do Philip Müller, também estamos deixando o vídeo do Philip explicando como proceder (em inglês).


Você encontra o arquivo para a criação de uma liveusb com persistência de 8gb através desse link, o visual já está melhor que o mostrado no vídeo acima, infelizmente nós tivemos alguns problemas técnicos e não podemos adicionar as imagens do novo visual, mas assim que for possível, estaremos adicionando as imagens aqui.

Para gravar a liveusb no pendrive, nós utilizamos o programa ddutility-bin (ou ddutility-bin-pt-br), ele está disponível na AUR e em nosso repositório.


Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Veja também

Acompanhe o blog

comments powered by Disqus