Manjariando
Manjariando
Compartilhando a simplicidade do Manjaro.
Apr 28, 2021 Apr 28, 2021 3 min de leitura

Novos kernels em nosso repositório

thumbnail for this post

A equipe do Manjaro faz um bom trabalho com os kernels disponíveis em seu repositório. O sistema permanece suave e sem travamentos em uma grande variação de hardwares. Porém, mesmo com esse belo trabalho, os usuários sempre têm vontade de utilizar alguns kernels específicos para determinadas ocasiões. Sabendo disso, vamos disponibilizar 3 kernels em nosso repositório, inicialmente no ramo testing.

No momento nós estamos disponibilizando o Xanmod em 3 versões diferentes, o 5.4, o 5.10 e o 5.11, mas vamos deixar apenas a versão 5.10 para dar espaço para outros kernels. Outro ponto sobre o pacote do Xanmod é o nome, vamos manter o mesmo nome do pacote da AUR, linux-xanmod-lts.

Mas porquê não disponibilizar o Xanmod mas atual? #

Isso é por dois motivos: o primeiro é para manter um kernel LTS, já que os outros dois disponibilizarão sempre a última versão do kernel disponível. O segundo é porque não conseguimos disponibilizar os drivers 4.18, 430, 435, 440, 450 e 450 da Nvidia na versão 5.11 no Xanmod, e queremos que todos possam utilizar os nossos pacotes.

E os novos kernels, quais serão? #

Os outros dois kernels serão um voltado para a segurança, e o outro também será voltado para um melhor utilização no dia a dia do usuário, mas sempre na última versão, como citado acima.

Kernel Hardened

O kernel Hardened é voltado para quem prefere mais segurança. No passado, nós já disponibilizamos ele aqui; mas, por problemas em nosso hardware, tivemos que descartá-lo. Esse kernel promete mais segurança que o kernel padrão, se utilizado com outras ferramentas voltadas para segurança. A única vulnerabilidade será o usuário - leia a Wiki do Archlinux para mais informações.

Kernel Zen

O kernel Zen é a base para o kernel Liquorix (que foi feito para o Debian); inclusive, os dois são mantidos pelo mesmo desenvolvedor. Íamos disponibilizar o Liquorix, por ser “mais conhecido”, mas ele teve o mesmo problema que o Xanmod ao compilar os drivers da Nvidia.

Cada kernel terá um repositório separado? #

Não, como vamos manter os nomes originais presentes na AUR, os 3 kernels serão disponibilizados no mesmo repositório e não será necessário instalar um pacote extra para utilizar um dos kernels, eles estarão disponíveis após adicionar o nosso repositório e fazer a atualização necessária. O repositório que conterá esses kernels não estará disponível se o usuário não fizer a atualização necessária após adicionar nosso repositório.

E os drivers para esses kernels? #

Os drivers serão disponibilizados no repositório manjariando-driver: todos os drivers que estão no repositório do Manjaro serão construídos para esses kernels e o usuário não precisará compilar nenhum da AUR ou utilizar a versão dkms. Lembramos que é necessário já possuir instalado através da ferramenta do sistema os drivers que o seu hardware necessita, para posteriormente instalar os drivers para esses kernels, assim eles serão configurados corretamente.


Os kernels disponibilizados por nós terão suporte para utilizar o Anbox e poder instalar um bootsplash para personalizar a sua tela de inicialização. Se você utiliza algum dos nossos pacotes do Xanmod, recomendamos que remova os mesmos, já que não terá mais atualizações para eles.

Quem utilizar o pacote linux510-xanmod pode permanecer com ele instalado, já que o pacote linux-xanmod-lts vai substituir automaticamente esse pacote. Outra informação importante é que os drivers para esses kernels devem ser instalados após o usuário já ter os drivers devidamente instalados no kernel utilizado no sistema pela ferramenta de drivers; verifiquei essa questão antes de reportar um erro.

Então é isso, esperamos que os kernels possam melhorar a experiência dos usuários nessa distribuição ótima e simples de utilizar.


Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Veja também

Acompanhe o blog

comments powered by Disqus