Flávio Costa
Flávio Costa
Não menospreze o dever que a consciência te impõe
Aug 29, 2020 Aug 29, 2020 3 min de leitura

PhotoGIMP Flatpak removido do repositório

thumbnail for this post

Recentemente descobri um comportamento estranho com o GIMP Flatpak, mas ao conversar com o primeiro grupo de pessoas, elas relataram que esse seria o comportamento normal e que isso não seria um erro/bug.

Algumas pessoas acabaram não entendendo exatamente o que eu estava relatando, então não teve muito aproveitamento na conversa sobre o assunto, mas para evitar que relatos que o pacote disponibilizado pelo blog que está com o bug, o pacote foi retirado até que encontramos informações sobre o assunto.

Um dos usuários que entenderam melhor o que eu estava relatando, fez o teste em uma distribuição que não tem relação com o Manjaro, tirando a possibilidade se ser um problema no Manjaro.

Como citado acima, algumas pessoas não consideraram o erro, mas quem utilizar o GIMP do modo que irei citar aqui, encontrará o mesmo comportamento. Também é importante que você não tenha o GIMP instalado e não tenha a configuração do GIMP salva em sua home, seja /home/seu-usuário/.conf/GIMP ou em /home/seu-usuário/.var/app/org.gimp.GIMP, se você tiver essas pastas, renomeie ou apague as mesmas.

Tomado as precauções acima para não afetar o seu teste, siga os passos abaixo.

Instale o GIMP Flatpak através da interface gráfica do Pamac, ou utilize o comando abaixo no terminal.

flatpak install flathub org.gimp.GIMP

Digite Y e Enter, e aguarde a instalação.

Após instalar, altere algumas configurações para que você confirme o problema posteriormente (altere o tema para um diferente do padrão do GIMP), e feche o programa.

Agora instale o GIMP do repositório do Manjaro pela interface gráfica do Pamac, ou utilize o comando abaixo.

pamac install gimp

Após instalar, abra o GIMP que foi instalado do repositório, espere carregar, e feche o programa sem fazer qualquer alteração, para ter certeza que abriu o GIMP correto, verifique se foi criada a pasta em /home/seu-usuário/.conf/GIMP.

Agora abra o GIMP Flatpak e confira se as alterações que você tinha feito nas configurações ainda estão presentes, provavelmente elas “sumiram”, pois o GIMP Flatpak vai ignorar a pasta /home/seu-usuário/.var/app/org.gimp.GIMP onde elas estão a partir de agora, e vai começar a utilizar a configuração do GIMP nativo.

Se você ainda não acredita, feche o GIMP Flatpak e apague a pasta /home/seu-usuário/.conf/GIMP, após apagar a pasta, abra o GIMP Flatpak novamente, as alterações que você fez anteriormente voltaram né? Para mim, seguindo esse cenário, o GIMP Flatpak deveria continuar utilizando a pasta que ele criou inicialmente em ~/.var/../conf, e não a pasta criada posteriormente pela versão nativa do GIMP.

Como já citei umas duas vezes, para muitas pessoas isso não será um problema, e até não consideram isso um erro, mas para quem está conhecendo o sistema e fazer esses passos, adivinha o que elas vão achar disso, tenho certeza que vão chamar de erro, e é por causa desse detalhe que o pacote photogimp-flatpak foi removido do repositório do blog, para que não culpem o blog por um problema que não geramos.

Estaremos verificando essa questão melhor para agregar o máximo de informação possível, e posteriormente apresentar para as pessoas corretas averiguar esse comportamento, se elas informarem que isso é o normal, provavelmente não voltaremos a disponibilizar o pacote em nosso repositório.


Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Veja também

Acompanhe o blog

comments powered by Disqus