Manjariando
Manjariando
Compartilhando a simplicidade do Manjaro.
Nov 20, 2020 Nov 20, 2020 2 min de leitura

Plasma System Monitor

thumbnail for this post

A equipe de desenvolvimento do Plasma está trabalhando em um novo monitor do sistema, e para falar a verdade, mesmo que ainda esteja em desenvolvimento, ele já está muito bom.

Além do visual ser muito melhor que o KSysguard, ele dá ao usuário a possibilidade de personalizar com as informações que o usuário preferir, por estar em desenvolvimento ainda, algumas coisas podem não estar funcionando corretamente.

Na aba Visão geral, você encontrará algumas informações pré-definidas, mas você pode editar e trocar essas informações conforme você desejar.

Na aba Aplicativos, é mostrado o consumo total que determinado programa está utilizando, um bom exemplo é o Google Chrome, que na maioria dos monitores de sistema mostra os processos separados, já o Plasma System Monitor mostra o total gasto pelo Google Chrome.

Lembrando que essa aba irá mostrar os programas em execução, mas pode acontecer de não mostrar todos, talvez pela forma como o programa é executado, ou pelo fato desse monitor do sistema ainda estar em desenvolvimento.

Página com o uso total de cada Aplicativo.

Página com o uso total de cada Aplicativo.

Na aba Histórico, você encontra os gráficos da quantidade de utilização do CPU, Memórias e Rede.

Aba histórico.

Aba histórico.

Na aba Processos, diferente da Aplicativos, você encontra todos os processos abertos no sistema, utilizando o Google Chrome novamente como exemplo, você verá os processos utilizado por ele separadamente.

Instalação

Ajude o nosso repositório permanecer ativo e dar suporte para mais pacotes/programas, seja um apoiador.

Instalar via Repo

Modo gráfico: procure plasma-systemmonitor no Pamac, marque a compilação e clique em aplicar.

Marcar e aplicar a compilação.
Confirmar a compilação.
Digitar a senha para a compilação.
Clique na seta ao lado de aplicar para acompanhar a compilação.
Progresso e conclusão da compilação.

Terminal: utilize um dos comandos abaixo conforme o seu gerenciador de pacotes preferido.


Pamac

pamac install plasma-systemmonitor

pamac build plasma-systemmonitor-git


Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Veja também

Acompanhe o blog

comments powered by Disqus