Manjariando
Manjariando
Compartilhando a simplicidade do Manjaro.
May 5, 2020 May 5, 2020 2 min de leitura

Portugol Studio em nosso repositório

thumbnail for this post

Há 3 anos atrás nós mostramos como instalar o Portugol Studio no Manjaro, nesse mesmo tutorial foi informado uma pequena correção para quem utilizava o sistema 64 bits, tornando possível a utilização do programa.

No dia 19 Jul 2019 foi lançada a versão 2.7.4, e com ela, foi disponibilizado o arquivo que possibilita a criação de um pacote para as distribuições Linux (só percebemos isso recentemente), criamos o pacote e ele estará em nosso repositório de testes, e após confirmado o seu funcionamento, estaremos enviando o mesmo para a AUR.

Para que o pacote não fique muito grande, estaremos utilizando o java disponibilizado no sistema, através do jdk8-openjdk, se o programa apresentar erros, utilizaremos o java disponibilizado pelo próprio Portugol Studio (tornando o pacote maior em tamanho para download).

Domine a lógica de programação usando o Portugol Studio e abordagens criadas especialmente para iniciantes através do curso oficial.


Instalação

Ajude o nosso repositório permanecer ativo e dar suporte para mais pacotes/programas, seja um apoiador.

Instalar via Repo blog

Modo gráfico: procure o portugol-studio no Pamac, marque para instalar e clique em aplicar.

Marcar e aplicar a instalação.
Digitar a senha para a instalação.
Confirmar a instalação.
Clique na seta ao lado de aplicar para acompanhar a instalação.
Progresso e conclusão da instalação.

Terminal: utilize um dos comandos abaixo conforme sua preferência.


Pamac

pamac install portugol-studio

Pamac

pamac build portugol-studio-bin

Após concluir a instalação, é só utilizar o programa. Não se esqueça de nos enviar seu feedback.


Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Veja também

Acompanhe o blog

comments powered by Disqus