Manjariando
Manjariando
Compartilhando a simplicidade do Manjaro.
May 4, 2017 May 4, 2017 2 min de leitura

QPass- gerenciador de senha.

thumbnail for this post

QPass é fácil de usar, um aplicativo gerenciador de senhas de código aberto, isto permite que você armazene seus dados confidenciais criptográfados.

Todas as entradas são armazenados em um banco de dados de arquivos signle, criptografados usando o algoritmo AES\256, cada entrada pode conter nome, url, nome de usuário, senha e descrição.

Pode permanecer funcionando na bandeja assim seus dados podem ser próximos na mão.

Com um gerador de senhas, você pode gerar senhas fortes, QPass é escrito em C ++ e usa Qt e libgcrypt como GUI e biblioteca criptográfica.

Instalação

Ajude o nosso repositório permanecer ativo e dar suporte para mais pacotes/programas, seja um apoiador.

Modo gráfico: procure o qpass no Pamac, marque para instalar e clique em aplicar.

Terminal: utilize um dos comandos abaixo conforme sua preferência.

Pamac

pamac build qpass-qt5

Configuração. Ao iniciar, será mostrado uma mensagem de boas vindas informando que você pode usar uma database existente ou criar uma nova.

Escolha se irá usar uma database já existente ou irá criar uma nova.

Neste passo, você pode escolher o local onde será armazenado a database com suas configurações e para definir sua senha mestra. Você pode salvar o arquivo database em um pendrive e levar suas senhas junto com você.

No próximo passo, você pode aumentar a criptografia que terá suas senhas.

Para melhorar a resistência aos ataques de força bruta você pode aumentar o número de interações do algoritmo PBKDF2. Mais interações significa mais tempo necessário para calcular a chave usada para descriptografar banco de dados e mais tempo que leva para atacante para testar todas as combinações possíveis.

Para checar o tempo do calculo, clique em Computing time para mostrar o tempo para calcular a criptografia da chave.

Após os passos acima, é só começar a armazenar suas senhas.


Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Veja também

Acompanhe o blog

comments powered by Disqus