Manjariando
Manjariando
Compartilhando a simplicidade do Manjaro.
Mar 18, 2019 Mar 18, 2019 2 min de leitura

Reduzir o uso da partição Swap

thumbnail for this post

Como muitos usuários vindos de outras distribuições tem dificuldade em reduzir o uso da partição swap no Manjaro para ajudar na performance, vamos mostrar como fazer esse procedimento.

É bem simples, fácil, e pode ser encontrada na wiki do Arch Linux por exemplo, mas como a grande maioria não pesquisa nas documentações, dai a dificuldade em resolver essa questão.

Deixaremos aqui uma configuração feita pelo elvisvinicius como exemplo de configuração, você pode alterar os valores para ajustar melhor ao seu sistema, em algumas configurações de hardware pode apresentar congelamentos devido a configuração escolhida.

Além de reduzir o uso da partição swap, teremos dois métodos para isso, um manual e outro automático em forma de pacote em nosso repositório.

Configuração. #

Você pode utilizar o seu editor de texto preferido no lugar do nano, utilize o comando abaixo no terminal, cole o conteúdo, salve e feche o editor.

sudo nano /etc/sysctl.d/99-swap-performance.conf
# /etc/sysctl.d/99-swap-performance.conf
vm.swappiness=10
vm.vfs_cache_pressure=50

vm.dirty_ratio = 10
vm.dirty_background_ratio = 5
vm.dirty_expire_centisecs = 2000
vm.dirty_writeback_centisecs = 1000

Se você utilizar o nano na configuração, use as sequências de teclas para salvar e sair após colar o conteúdo acima, Ctrl+O, Enter e Ctrl+X.

Após você fazer o procedimento acima, a configuração ainda não entrará em vigor, você deve reiniciar para que isso aconteça.


Modo gráfico: procure o swap-performance no Pamac, marque para instalar e clique em aplicar.

Terminal: utilize um dos comandos abaixo conforme sua preferência.

Pamac

pamac install swap-performance

Após instalar o pacote, não é necessário fazer mais nada, todo o procedimento já terá sido feito durante a instalação e o sistema já irá reduzir o uso do swap, as demais configurações serão aplicadas após reiniciar o sistema.


Independente de qual método você escolher, você pode verificar qual é o valor que seu sistema está utilizando no momento com o comando abaixo.

cat /proc/sys/vm/swappiness

Pronto, agora seu sistema só irá utilizar menos o swap e vai dar mais prioridade para a memória RAM, as demais configurações serão aplicadas após reiniciar o sistema.

Agora você já sabe como diminuir o uso do swap, mas lembre-se, o melhor lugar para encontrar informação sobre a sua distribuição, é em sua documentação.

Créditos. #
Imagem

Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Veja também

Acompanhe o blog

comments powered by Disqus