Timeshift- uma ferramenta para criar backup automáticos do sistema.
Já tem algum tempo que estávamos querendo trazer esta ferramenta aqui no blog, mas devido a algumas “configurações” extras necessárias para que ele funcionasse corretamente no KDE, resolvemos achar a solução antes. Timeshift é uma ferramenta para criar backup do sistema automaticamente, assim podendo criar pontos de restaurações (digamos assim).
Depois de algum tempo com tentativas e erros, descobrimos que só faltava a instalação de alguns pacotes adicionais para seu funcionamento.
Então fica aqui a dica, quando instalar programas da AUR e eles não funcionarem corretamente, abra a AUR, faça uma pesquisa do programa e veja se todas as dependências do programa estão instaladas e também instale as dependências que são marcadas como opcionais para ver se resolve seu problema.
Instalação
Para requisitar que um pacote/programa entre para o repositório do blog, você deve se tornar um apoiador através do apoia-se, lembre-se de entrar em contato para verificar se o pacote/programa pretendido funciona no Manjaro.
 Modo gráfico: procure o Repo
no Pamac, marque para instalar e clique em aplicar.
Terminal: utilize um dos comandos abaixo.
pamac install timeshift
pamac build
Modo gráfico: procure o timeshift no Pamac, marque para instalar e clique em aplicar.
Terminal: utilize um dos comandos abaixo conforme sua preferência.
Pamac
pamac install timeshift
Pamac
pamac build timeshift
Configuração. #
Ao iniciar será pedido sua senha root, digite sua senha e selecione Lembrar senha e Salvar no chaveiro.
Para que o chaveiro não fique pedindo a senha sempre que iniciar o sistema, você pode deixar a senha em branco e clicar em continuar.
Exemplo: #
Se em Mensal você escolher a opção 2, o programa não irá fazer 2 backups durante o mês, mas ele irá manter apenas 1 backup para cada um dos 2 últimos meses e excluindo os backups mais antigos há 2 meses.
Se em De hora em hora você escolher a opção 4, o programa não irá fazer 4 backups por hora, mas ele irá manter apenas os 4 últimos backups feito de hora em hora.
Clique em Finish para terminar a configuração.
Se você escolher a opção de fazer backups ao iniciar o sistema, o Timeshift só iniciará o processo de backup após 10 minutos da inicialização.
Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.
Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.
Veja também
- Adicionando a resolução correta ao seu monitor
- Corrigir chave pública desconhecida da AUR
- Xperia Flashtool- baixar e instalar o firmware para o seu dispositivo.
- Downgrade- voltando para a versão anterior.
- Gnome Disk Utility- utilitário de disco simples e fácil.
Acompanhe o blog