Manjariando
Manjariando
Compartilhando a simplicidade do Manjaro.
Feb 2, 2022 Feb 2, 2022 2 min de leitura

Kernels 4.x removidos dos repositórios do Manjaro

thumbnail for this post

Artigo desatualizado

A Manjaro removeu o suporte para alguns kernels, mais especificamente os kernels 4.x. Isso não foi pro acaso, deve-se às alterações feitas no pacote linux-firmware. Neste artigo vamos informar como proceder.

Após a atualização do pacote linux-firmware para a versão 20220119.0c6a7b3-2, foi necessária a remoção dos kernels inferiores ao 5.3. Como podem ver aqui, é necessário um kernel igual ou superior ao 5.3. Talvez ainda seja possível utilizar os kernels 4.x, mas como alguns já não tem muito tempo de suporte pelos mantedores do kernel Linux, a equipe do Manjaro optou por remover esses kernels.

Note

A equipe do Manjaro ajustou os pacotes linux-firmware para que não sejam compactados, assim os kernels 4.x continuarão tendo suporte por parte da distribuição.

No momento que este artigo está sendo escrito, os kernels 4.x ainda estão disponíveis no ramo stable do repositório do Manjaro. Porém, na próxima atualização do sistema, é provável que eles sejam removidos. Se você utiliza um dos kernels 4.x (4.4, 4.9, 4.14 e/ou 4.19), você deve instalar um kernel 5.x através da ferramenta de kernels do Manjaro (ela está presente em Manjaro Settings Manager).

Ferramenta de Kernel

Ferramenta de Kernel

Para instalar um novo kernel, basta escolher um e clicar em instalar e aguardar o processo. Lembrando que os kernels Hardened, Xanmod e Zen são do repositório do blog e não dos repositórios do Manjaro.

Nvidia 304 #

Devido ao fato da remoção dos kernels 4.x, nós estaremos removendo do repositório do blog o drive nvidia-304xx. Ainda seria possível manter esse drive em nosso repositório, mas o usuário teria apenas o kernel 5.4 como opção de utilização.

Outro fato que contribuiu para a remoção desse drive é que não sabemos se ele ainda está sendo utilizado por alguém. O último usuário que sabíamos que utilizava esse drive recentemente migrou para uma placa AMD.


Relembrando que no ramo stable (que é o que a maioria utiliza o Manjaro) essa remoção ainda não aconteceu. Isso só vai acontecer na próxima atualização do sistema.

Acompanhe o blog

comments powered by Disqus