Manjariando
Manjariando
Compartilhando a simplicidade do Manjaro.
jul. 14, 2018 Oct 10, 2023 6 min de leitura

Repositório Manjariando

thumbnail for this post

Se você está cansado com os problemas dos pacotes da AUR, o nosso repositório pode ser a solução para você. Os pacotes são compilados de acordo com o fluxo do Manjaro, e com tudo automatizado, excluindo a necessidade de comandos de pós intalação.

Nós começamos com esse projeto do repositório em 2018, mas desde 2016 nós já disponibilizavamos pacotes da AUR e correções. Nosso intuito sempre foi ajudar os usuários, tornando mais fácil a sua experiencia na utilização do Manjaro. Nós chegamos a disponibilizar no passado entre 350 a 400 pacotes, mas isso forçava demais o nosso repositório, e por não recebermos doações suficientes para garantir a troca dos componetes em caso de defeitos, decidimos reduzir esse numero.

Outro ponto para reduzirmos a quantidade dos pacotes foi a não utilização dos mesmos, já que muitos pediam determinados pacotes, mas não eram pacotes que eles realmente utilizavam, era só para testar. Com isso, nós ficavamos atualizando um determinado pacote que o usuário não utilizaca mais, forçando o nosso hardware sem necessidade alguma. Por conta disso, resolvemos tornar o nosso repositorio freemium, evitando a perca de tempo e recursos com os pacotes não utilizados por ninguém.

Mirrors/Espelhos #

Nós possuimos uma página para saber quais mirrors/espelhos estão sincronizados, tornado eles (os sincronizados) as melhores opções para a utilização. Isso para aqueles usuários que preferem utilizar um mirror/espelho especifico, mesmo que essa não seja a melhor opção. Ao utilizar o nosso repositório os mirrors/espelhos são classificados de 4 em 4 horas, mantendo o mirror/espelho mais rápido como o principal para os downlods.

Além de informar para os usuários, essa página também nos auxilia para sabermos quais os mirrors/espelhos estão opracionais ou não. Quando um mirror/espelho é informado como não sincronizado, nós atualizamos nosso pacote que fornece os nossos mirrors/espelhos, mantendo sempre a melhor opção para os usuários.

Aviso

Mesmo que os mirrors/espelhos da SourceForge informem que estão sincronizados, nós não utilizamos eles, pois apresentam um mau funcionamento. Estamos fazendo testes para encontrar a origem do problema, e assim poder utilizar esses mirrors/espelhos.

Nota

Os mirrors/espelhos da OSDN estão todos desatualizados, pois sempre apresenta erro ao tentarmos enviar os pacotes. Estamos pesquisando para saber se alteraram alguma configuração de acesso, mas até o momento, só encontramos outras pessoas com o mesmo problema e nenhuma solução.

Pacotes presentes no repositorio #

Para saber quais pacotes estão disponíveis em nosso repositório, você pode conferir na página para a comparação dos ramos. Os pacotes são destinados para a distribuição Manjaro Linux e alguns podem não instalar em outras distribuições, se você usa outra distribuição e quer que ampliamos nosso repositório para ela, entre em contato conosco pelo nosso email de suporte.

Adicionar o repositório ao sistema. #

É necessário atualizar o sistema antes de adicionar nosso repositório.

Classifique os espelhos e atualize o sistema.

Pacman Mirrors

sudo pacman-mirrors -f5

Pamac

pamac update --force-refresh --no-aur

Baixando o pacote


Após baixar o pacote, abra o terminal na pasta onde foi feito o downlod do pacote (normalmente é na pasta Download). Com o terminal aberto na pasta que contém o pacote, utilize os comandos abaixo:

Instalando o pacote

sudo pacman -U pacman-manjariando*.pkg.tar.zst

O nosso pacote substituirá o pacman (aceite a substituição por causa do conflito), ao invés de utilizar o método antigo. Essa mudança foi feita para melhorar na manutenção do repositório, para a manutenção do sistema do usuário que utilizar o nosso repositório (pois assim não será criado arquivos pacnews e pacsave).

Atualizando o pacote

pamac update --force-refresh --no-aur

Durante a atualização será informado que mais alguns pacotes serão instalados, não precisa ficar com medo, são só os pacotes necessários para o funcionamento do repositório, além de alguns que facilitarão a sua utilização do Manjaro.

Apagando o pacote

rm -rf pacman-manjariando-*.pkg.tar.zst

É extremamente importante que você apague o pacote após a instalação, assim você não reintale um pacote desatualizado em caso da necessidade da remoção do nosso repositório. Esse pacote é atualizado sempre que necessário, e por não possuir a versão no nome, é obrigatório sempre baixar o pacote novamente (por isso é necessário apagar o mesmo após a instalação).

Remover repositório
Corrigindo possíveis erros
Checando pacotes
Checando o repositório. #

Você pode verificar se o repositório foi adicionado ao gerenciador de pacotes do Manjaro, ou o que você está utilizando.





Para que nosso repositório apareça no Discover e na Gnome Software é necessário instalar o pacote packagekit-qt5 e/ou gnome-software-packagekit-plugin, mas não estarão disponíveis visualmente todos os pacotes do nosso repositório.


Com tudo configurado e funcionando, agora é só ficar ligado em uma das nossas redes sociais, para que você fique ciente de possíveis alterações ou problemas. Também é necessário que o usuário aguarde ao menos 24 horas para atualizar o sistema quando a equipe do Manjaro liberar uma atualização, assim nós temos tempo de enviar as nossas.


Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Veja também

Acompanhe o blog

comments powered by Disqus