Atualização Estável 2022 07 04
Mais uma atualização do branch estável do Manjaro, pelas informações ela não deve ser das grandes. O kernel Hardened que disponibilizamos foi atualizado da versão 5,17,15
para a versão 5,18,7
, nos informe caso encontre algum problema.
Nós mantemos os pacotes firefox-appmenu
e thunderbird-appmenu
por algum tempo, assim os usuários poderiam experimentá-los. Mas a versão 102.0
do Firefox e a versão 91.11.0
do Thunderbird serão as últimas mantidas por nós, após essas versões os pacotes serão removidos do repositório e será necessário apoia-los para voltarmos a mantê-los.
Se você quiser testar as ISOs de desenvolvimento, você pode baixar a versão Plasma, Gnome e XFCE. Recomendamos o Jdownloader para fazer o download dessas ISOs, pois ele faz todo o trabalho e você não irá se preocupar em juntar as partes dos arquivos.
Principais Updates #
- Alguns Kernels foram atualizados.
- Firefox está em 102.0.
- Thunderbird foi atualizado para 91.11.0.
- Os drivers da Nvidia foram atualizados para 515.57.
- Atualizações regulares de Haskell e Python.
Kernels Suportados pelo Manjaro #
- linux419 4.19.249
- linux54 5.4.201
- linux510 5.10.126
- linux515 5.15.50
- linux517 5.17.15 (EOL)
- linux518 5.18.7
- linux519 5.19-rc4
- linux515-rt 5.15.49_rt47
- linux518-rt 5.18.0_rt11
Kernels Suportados pelo blog #
Não estamos oferecendo suporte para nenhum kernel atualmente.
Problemas conhecidos #
Atualizando o sistema #
Antes de utilizar o Pamac na sua forma gráfica ou pelo terminal, o correto a se fazer é classificar os espelhos e só depois atualizar o sistema, você pode conferir o nosso artigo explicando como se fazer isso.
Após classificar os espelhos, você pode atualizar o seu sistema através da interface gráfica do Pamac, mas recomendamos a utilização do terminal. Outra recomendação nossa é, atualize primeiro somente os pacotes dos repositório (se você utiliza o repositório do blog, lembre-se de aguardar ao menos 24 horas), e só depois atualize os pacotes provenientes da AUR.
Comando para atualizar somente os pacotes presentes em repositórios, os pacotes da AUR não serão atualizados.
pamac update --force-refresh --no-aur
Seguindo as informações acima, provavelmente você não terá maiores problemas. Verifique as informações do progresso da atualização, muitos usuários atualizam o sistema e não olham se existem mensagens de erros.
Problemas com pacotes da AUR #
Após uma atualização do Manjaro, é comum que alguns pacotes instalados da AUR parem de funcionar. Normalmente isso acontece com pacote realmente compilados (aqueles que demoram mais tempo e fica passando muitas letrinhas sobre o que está sendo feito), e para corrigir, você precisará recompilar o pacote do próprio programa ou de alguma dependência que ele precise (que também foi instalada da AUR).
Nós fazemos esse processo de re-compilar nos pacotes do nosso repositório, e por isso que recomendamos que o usuário aguarde ao menos 24 horas. Assim ele atualizará o sistema e os pacotes que disponibilizamos e não encontrará problemas, se for ansioso, atualizará o sistema antes e terá problemas com os pacotes do nosso repositório, mas isso será por causa da ansiedade dele, já que as nossas atualizações provavelmente ainda não estavam disponíveis.
Ainda não consigo atualizar #
Se você seguiu as informações e ainda não consegue atualizar o sistema, tenha certeza que verificou as informações dos problemas antigos. Você pode entrar em nosso grupo no telegram para que possamos lhe ajudar com o problema, mas verifique se as informações não estão listadas nos problemas antigos.
Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.
Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.
Acompanhe o blog