Flávio Costa
Flávio Costa
Não menospreze o dever que a consciência te impõe
jul. 9, 2020 Jul 09, 2020 2 min de leitura

Corrigindo a renderização das fontes

thumbnail for this post

Hoje eu vou falar sobre um problema que já me perguntaram e eu não tinha resposta no momento, mas recentemente ao instalar o GIMP no formato Snap, encontrei algumas respostas.

As fontes não renderizavam e o GIMP abria e logo fechava, com um pouco mais de tempo, encontrei a informação no fórum do Manjaro, e a correção foi informada em uma das notas de atualização que a equipe do Manjaro sempre faz, e eu acabei não guardando essa informação.

A correção é bem simples e rápida, são apenas 4 comandos no terminal e tudo voltará ao normal, confira abaixo.

Utilize os comandos abaixo na sequência, e se você é aquele usuário que não pode abrir o terminal que já loga em modo root, pode sair e para com esse costume, depois o seu sistema quebra e você não sabe a razão né?

Apague o cache presente na sua home.

rm -v ~/.cache/fontconfig/*

Agora reconstrua o cache da sua home.

fc-cache -r

Agora você vai utilizar o sudo no inicio dos comandos.

Apague o cache presente na pasta var.

sudo rm -v /var/cache/fontconfig/*

Agora reconstrua o cache da pasta var.

sudo fc-cache -r

Agora abra o aplicativo que não estava renderizando as fontes corretamente e confira se foi resolvido, qualquer duvida é só deixar um comentário abaixo.

Lembrando que os programas podem demorar um pouco mais para inicializarem após o procedimento informado acima, e no caso do GIMP Snap, pode ser necessário o procedimento sempre que ele é resetado.


Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Veja também

Acompanhe o blog

comments powered by Disqus