Manjariando
Manjariando
Compartilhando a simplicidade do Manjaro.
set. 24, 2019 Jan 31, 2022 2 min de leitura

Editar pacote da AUR com o Pamac

thumbnail for this post

Muitos usuários ainda não sabe o quanto é fácil editar um pacote da AUR antes da instalação, vemos que existem muitos tutoriais relacionados com isso, mas eles são para as versões antigas do Pamac, ou melhor, quando o Pamac ainda não tinha o suporte integrado nele.

Vamos mostrar o quão simples é editar um PKGBUILD através da interface gráfica (GUI) do Pamac, estaremos utilizando o pacote virtualbox-ext-oracle, já que é comum a versão da AUR ser superior a versão que o ramo stable do Manjaro precisa.

Antes de qualquer coisa, verifique a versão do VirtualBox que você está utilizando. No momento que este artigo está sendo atualizado, a versão do ramo stable é 6.1.30.

Exemplo: #

Abra o Pamac e pesquise pelo virtualbox-ext-oracle (ou seu programa desejado).

Resultado da pesquisa.

Resultado da pesquisa.

Clique sobre ele, clique na aba “Compilar arquivos” (daqui em diante você coloca as informações necessárias para o seu programa), altere de pkgver=6.1.32 para pkgver=6.1.30.

Aba Compilar arquivos.

Aba Compilar arquivos.

Agora clique no botão Compilar para marcar a instalação, e clique em Aplicar para instalar.

Na próxima tela basta Aplicar, será solicitado sua senha, digite a senha e clique em OK.

Pronto, seu PKGBUILD foi editado e seu programa vai instalar da forma correta. Lembre-se que esse tutorial é só um exemplo de como editar a instalação de um pacote da AUR. As vezes pode acontecer de não mostrar os detalhes do download de início, observe se sua conexão está sendo utilizada antes de cancelar o procedimento.

Em caso de duvidas ou sugestões, você pode cometar aqui no blog ou abrir um ticket de suporte seguindo as informações deste artigo.


Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Veja também

Acompanhe o blog

comments powered by Disqus