Instalando os programas mais rápido (Parte 3).
Como mencionado no twitter do blog no final de 2018, hoje vamos demonstrar como instalar os programas/pacotes da AUR um pouco mais rápido, e isso irá ajudar com muitos pacotes de lá, já que alguns podem demorar vários minutos ou até horas.
Em nossos testes, tivemos um ganho de até 75% como foi mencionado em um outra ocasião no twitter do blog, nós não chegamos fazer o teste em nosso equipamento principal, pois ele já estava com defeito, todos os testes foram feitos em um hardware antigo e bem fraco que estava parado.
Tenha em mente que haverá variações, portanto, se você não obter um resultado significativo igual o que conseguimos, não significa que o processo não funcione.
Instalação
Para requisitar que um pacote/programa entre para o repositório do blog, você deve se tornar um apoiador através do apoia-se, lembre-se de entrar em contato para verificar se o pacote/programa pretendido funciona no Manjaro.
 Manjaro 
Modo gráfico: procure o Repo
no Pamac, marque para instalar e clique em aplicar.
Terminal: utilize um dos comandos abaixo.
pamac install ccache
Modo gráfico: procure o ccache
no Pamac, marque para instalar e clique em aplicar.
Terminal: utilize um dos comandos abaixo conforme o seu gerenciador de pacotes preferido.
Pamac
pamac install ccache
Após a instalação, abra o arquivo makepkg.conf com o seu editor de preferido.
sudo nano /etc/makepkg.conf
Na linha 66 em BUILDENV, remova o ponte exclamação que está na frente da palavra ccache.
Antes
BUILDENV=(!distcc color !ccache check !sign)
Depois
BUILDENV=(!distcc color ccache check !sign)
Agora salve e feche o arquivo de texto.
Por padrão ele irá utilizar 5 gigas de espaço em seu disco rígido, se você quiser alterar esse tamanho, utilize o comando abaixo e altere o valor.
ccache --set-config=max_size=5.0G
Ativando o ccache ao utilizar o terminar.
Para que esse procedimento funcione ao instalar pacotes ou construir localmente, utilize o comando abaixo no terminal.
export PATH="/usr/lib/ccache/bin/:$PATH"
Alterando o local do ccache.
A configuração padrão irá criar uma pasta oculta em sua home, mas se você quiser alterar o local para uma outra pasta ou HD, siga os passos abaixo.
Eu irei dar o exemplo do local que eu já utilizava para construir algumas custom ROMs para meu antigo smartphone, altere o local conforme onde você criar a pasta oculta .ccache
Abra o arquivo bashrc com o comando abaixo.
nano .bashrc
Adicione esta linha no final do arquivo de texto.
export CCACHE_DIR=/mnt/Arquivos/build/.ccache
Salve e feche o arquivo de texto.
Pronto, a partir de agora os pacotes da AUR irão começar diminuir o tempo de compilação conforme você for instalando/atualizando os pacotes.
Lembre-se que nas primeiras construções de cada pacotes o tempo já irá diminuir, mas não será na faixa dos 75% mencionados acima.
Créditos. #
Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.
Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.
Veja também
- Comandos do Pamac
- Longo atraso para iniciar o Ambiente de Trabalho
- Corrigir chave pública desconhecida da AUR
- Downgrade- voltando para a versão anterior.
- Comandos Pacman.
Acompanhe o blog