Manjariando
Manjariando
Compartilhando a simplicidade do Manjaro.
Dec 17, 2020 Dec 17, 2020 5 min de leitura

Instalar o kernel XanMod corretamente no Manjaro

thumbnail for this post

Muitos usuários já devem ter lido sobre a melhora de performance que o kernel XanMod pode trazer ao sistema, mas o que muitos não mencionam é que, para obter toda a performance que o kernel oferece, é necessário compilar o mesmo para a microarquitetura do seu processador. A grande maioria dos usuários que utilizam o kernel XanMod, não tem o mesmo ganho de performance que ele encontra em alguns benchmarks, já que esses usuários estão utilizando o kernel XanMod compilado de forma genérica, extraindo pouco do que o kernel é capas de entregar.

Por causa do Manjaro incluir alguns patch no kernel compilado e distribuído em seu repositório, não é muito recomendado utilizar kernels que não estejam nos repositórios oficiais, já que você pode perder algumas adições feitas pela equipe do Manjaro. Mas como alguns usuários tendem à não seguir muitos essas recomendações, iremos mostrar a melhor maneira de utilizar esse kernel no Manjaro, sem perder os patch e obtendo o máximo do kernel para o seu processador.

Os pacotes que iremos informar estão na AUR, e como já foi comentado, para obter o máximo do kernel XanMod, é necessário informar qual microarquitetura é o seu processador, e para isso você deve editar o pkgbuild na hora de compilar. Veja abaixo a tabela das microarquiteturas presentes até o momento, a ordem pode mudar com o passar do tempo e/ou o pacote do XanMod que você for instalar, então verifique antes da instalação.

Tabela com as microarquiteturas

Atenção, se não tiver certeza sobre as informações necessárias para prosseguir, não faça o procedimento no achismo, procure ler antes de fazer qualquer procedimento em seu sistema, os usuários preferem correr atrás de um problema que teria sido evitado com apenas alguns minutos de leitura.

Instalação

Ajude o nosso repositório permanecer ativo e dar suporte para mais pacotes/programas, seja um apoiador.

AUR

Antes de prosseguir, utilize um dos comandos abaixo para adicionar a gpg necessária para compilar o kernel.

gpg --keyserver hkp://keys.gnupg.net --recv-keys 38DBBDC86092693E

ou

gpg --keyserver pgp.mit.edu --recv-keys 38DBBDC86092693E

Modo gráfico: procure linux-manjaro-xanmod no Pamac, marque para instalar e clique em aplicar.

Marcar e aplicar a instalação.
Agora você deve clicar em Editar arquivos de compilação.
Altere a linha _microarchitecture=0 para o seu processador e clique em salvar.
Agora clique em Aplicar para compilar o kernel
Você pode acompanhar todo o processo clicando na seta ao lado do botão Aplicar.
Progresso e conclusão da compilação.

Terminal: utilize um dos comandos abaixo conforme o seu gerenciador de pacotes preferido.

Pamac

pamac build linux-manjaro-xanmod

O processo é o mesmo informado acima, você escolhe editar, altera o número de acordo com o seu processador, salvar, na próxima vez que pedir para editar você escolhe não e aplica a compilação, após isso é só aguardar o processo de compilação.

Lembrando que você deve instalar uma versão dkms para os drivers extras que você possui instalado, exemplo, drivers para o Virtualbox, para rede (cabeada ou wifi), para placa de vídeo, e demais componentes que você possui, se você não instalar os drivers que o seu sistema precisa, ele não irá iniciar dependendo do driver, ou você terá um mal funcionamento de tudo que depende do driver que você não instalou.

Como citei anteriormente, dependendo do hardware o processo pode levar horas, se você possuir um hardware mais antigo, não compensa você tentar compilar o kernel, principalmente se possuir memórias DDR2.

Eu ainda não sei se o pacote genérico será compilado e disponibilizado no repositório do blog, vai depender da quantidade de usuários interessados nessa versão genérica, e se conseguiremos disponibilizar os drivers para esse kernel, pelo menos os drivers padrão que o Manjaro distribui para os kernels suportado pela distribuição.

E não menos importante, não nos culpe se você não soube instalar os drivers correto e o seu sistema não inicializar, ou se você não sabe ainda como recuperar um sistema por conta de drivers faltando em um determinado kernel (isso é bem fácil, alguns minutos de leitura), só mostramos o caminho com as informações, você só não soube utilizar corretamente.


Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Veja também

Acompanhe o blog

comments powered by Disqus