Manjariando
Manjariando
Compartilhando a simplicidade do Manjaro.
Jan 21, 2020 Jan 21, 2020 2 min de leitura

Manjaro adota o Zstd na compactação dos pacotes

thumbnail for this post

Seguindo o que o Arch fez em dezembro, o Manjaro também adotou a compactação dos pacotes no formato zstd, isso tornará a descompactação dos pacotes mais rápidas, consequentemente a instalação dos mesmos também será mais rápida. Outras distribuições não baseadas no Arch também utilizam esse método de empacotamento, o Fedora é uma delas, você pode ver alguns exemplos entre o xz e o zstd no Fedora nesse link.

Para seguir o padrão do Manjaro, estaremos reconstruindo os pacotes dos nossos repositórios nesse formato de compactação, essa implementação será gradual, conforme os programas são atualizados. Os pacotes/programas que já não recebem mais atualização, ou que as atualizações são mais lentas, serão atualizados para esse formato de compactação conforme nosso tempo permitir.

Nós já enviamos alguns pacotes nesse formato no dia 16 de janeiro, e devido um descuido da nossa parte, alguns usuários podem ter percebido que esses pacotes voltaram para a AUR por alguns minutos, mas foi corrigido rapidamente esse erro. Veja abaixo os primeiros pacotes enviados com a compactação zstd para nossos repositórios.

google-chrome
lib32-avahi
lib32-cmocka
lib32-gdbm
lib32-ldb
lib32-libarchive
lib32-libbsd
lib32-lzo
lib32-smbclient
lib32-talloc
lib32-tevent
lib32-tk

Com o tempo nos repositórios do Manjaro assim como nos nossos, todos os pacotes serão reconstruídos com esse formato de compactação, essa informação sobre a adoção da compactação zstd foi feita nas últimas notas das atualizações do Manjaro.

AUR #

Os pacotes construídos a partir da AUR ainda são criados no formato pkg.tar.xz, você deve alterar no makepkg.conf as linhas necessárias para que a compactação seja feita em pkg.tar.zst. Você pode verificar as informações aqui.

Créditos. #

Imagem


Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Veja também

Acompanhe o blog

comments powered by Disqus