Reduzir o impacto de eventos OOM em sistemas com pouca memória RAM
Existem alguns métodos para ajudar quem possui hardwares com mais de 10 anos de fabricação, e alguns com apenas 2gb de memória RAM, se o usuário não souber administrar a utilização desses 2gb de RAM, o sistema acabará travando/congelando.
O sistema já faz o trabalho de matar os processos com base na sua condição, mas você pode utilizar a flag vm.oom_kill_allocating_task=1
, a flag elimina a tarefa se ela acionar o gerente OOM.
O Linux atribui uma pontuação OOM a cada tarefa, descrevendo a tendência a ser eliminada pelo gerente OOM, a pontuação atual pode ser vista com o comando abaixo, substitua pid pelo PID do processo.
/proc/pid/oom_score
O assassino de tarefas do OOM pode ser chamado com um comando SysRq: Alt+SysRq+F.
Se você utiliza nosso pacote swap-performance, basta descomentar a linha que contém o comando mencionado no 2° parágrafo.
sudo nano /etc/sysctl.d/99-swap-performance.conf
As informações mencionadas aqui, foram retiradas do fórum oficial do Manjaro, você pode verificar o tópico e as informações aqui.
Como informado no fórum, você pode utilizar a zRAM para também ajudar nessa tarefa de melhorar um pouco o desempenho.
Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.
Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.
Veja também
- Tabela de partição, GPT ou MBR?
- Criar e utilizar SwapFile no Manjaro
- Recuperar sistema após uma atualização interrompida
- Tornando o Google Chrome seu navegador padrão
- Editar pacote da AUR com o Pamac
Acompanhe o blog