Comentar e descomentar automaticamente as seções do arquivo de configuração.
O Mir.qualia fornece um script Python 3 para comentar e descomentar condicionalmente blocos em arquivos, por exemplo, arquivos de configuração (dotfiles), isso pode ser usado para manter dotfiles para máquinas diferentes em um único repositório de controle de versão e verificar a cópia certa em cada máquina.
Uso básico. #
Qualia é um script de filtro, por isso é usado redirecionando stdin e stdout:
$ qualia [qualities] outfile
Qualia reconhece blocos especiais (chamados blocos qualificados) e comentários ou descomentar eles. Um bloco qualificado tem esta aparência:
# BEGIN laptop export PATH="$HOME/bin:$PATH" # END laptop
A qualidade deste bloco é laptop. Se laptop é dado como uma qualidade, então qualia irá certificar-se o conteúdo do bloco são descomentar. Se laptop não é dado como uma qualidade, então qualia irá certificar-se de que o conteúdo do bloco são comentados.
Qualia é idempotente, assim você pode executá-lo várias vezes;
Apenas a última vez entra em vigor:
$ qualia # BEGIN laptop alias home="cd /home/bob" # END laptop # BEGIN desktop #alias home="cd /home/robert" # END desktop
Usando qualia com filtros Git. #
Qualia pode ser usado com filtros Git para descomentar comentar automaticamente os blocos corretos em diferentes computadores.
Filtros Git: Personalizando o Git - Atributos do Git
Especificação #
Mir.qualia usa versões semânticas.
O comportamento de qualificação de bloco é especificado pelos testes em tests/test_Qualifier.py. As alterações compatíveis com a versão principal não alterarão esses testes.
Instalação
Para requisitar que um pacote/programa entre para o repositório do blog, você deve se tornar um apoiador através do apoia-se, lembre-se de entrar em contato para verificar se o pacote/programa pretendido funciona no Manjaro.
AUR
Modo gráfico: procure o mir.qualia no Pamac, marque para instalar e clique em aplicar.
Terminal: utilize um dos comandos abaixo conforme o seu gerenciador de pacotes preferido.
Pamac
pamac build mir.qualia
Aqui está um exemplo de configuração: #
$ cd ~ $ git init $ git add .bashrc $ cat <.gitattributes * filter=qualia .* filter=qualia EOF $ git add .gitattributes $ git commit -m 'Initial commit'
Em cada uma de suas máquinas, clone seu repositório de dotfiles e execute:
$ git config filter.qualia.clean qualia $ git config filter.qualia.smudge "qualia [qualities]"
Agora, sempre que você verificar para fora, cometer, puxar e empurrar seus dotfiles ao redor, sua configuração específica da máquina será sempre comentada e descomentar corretamente em cada máquina. Observe que, uma vez que o Git aplica seus filtros quando os arquivos são verificados ou comprometidos, talvez seja necessário forçar o Git a aplicar os filtros quando você configurar isso primeiro:
$ rm .git/index $ git checkout HEAD -- "$(git rev-parse --show-toplevel)"
Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.
Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.
Veja também
- Buildbot- o framework de integração contínua.
- Ettercap- é um farejador, interceptor e registrador multiuso.
- AngularJS - conjunto de ferramentas para o seu desenvolvimento de aplicações.
- Como configurar o ambiente para a compilação do Android.
- Android Studio- crie aplicações para dispositivos Android.
Acompanhe o blog