Manjariando
Manjariando
Compartilhando a simplicidade do Manjaro.
Sep 16, 2019 Sep 16, 2019 4 min de leitura

Pamac e a integração com Snap e Flatpak

thumbnail for this post

O Manjaro a cada dia busca melhorar sua experiencia de usuário, e agora com os novos métodos de instalação não é diferente, apesar de ainda não ter caído no gosto da grande maioria, o Snap e o Flatpak estão ai para contribuir com a maior disseminação do Linux.

O Snap e o Flatpak tem uma proposta boa, mas acredito que ainda vai demorar no algum tempo para que eles comecem a ser utilizados por padrão pelos usuários.

No sábado foi informado na conta do Manjaro no Twitter, que o Pamac 9.0 estará com suporte aos pacotes Snap, e no fórum foi informado que o suporte ao Flatpak já está sendo trabalhado.


Para que essa integração seja feita, será necessário instalar um plugin para isso, tornando essa integração opcional para o usuário. Nós por exemplo, só temos instalado o GIMP em Snap e o Flatpak para manter o suporte ao PhotoGIMP que disponibilizamos, se não fosse isso, provavelmente não teríamos nada em Snap nem em Flatpak em nosso sistema, por enquanto preferimos o método “tradicional”.

O repositório ao qual o pacote pertence agora fica abaixo da sua descrição, então você pode identificar tranquilamente um pacotes Snap ao navegar pelo Pamac, na “aba” Snap ao pesquisar por um programa, ou se você já tiver algo em Snap instalado, você pode conferir na seção de pacotes instalados.

Mas por enquanto essa integração não está no Pamac padrão, ela só está incluída na versão de desenvolvimento do Pamac, mas pode ficar tranquilo que se você quiser experimentar, é só seguir os passos abaixo.

Instalação

Ajude o nosso repositório permanecer ativo e dar suporte para mais pacotes/programas, seja um apoiador.

Instalar Snap via Repo Instalar Flatpak via Repo

Modo gráfico: procure libpamac-snap-plugin e/ou libpamac-flatpak-plugin no Pamac, marque para instalar e clique em aplicar.

Por você estar trocando da versão padrão para a versão em desenvolvimento, você terá que fazer o procedimento pelo terminal, utilizando os comandos abaixo.

Terminal: utilize um dos comandos abaixo conforme sua preferência.


Pamac

pamac install libpamac-snap-plugin

Pamac

pamac install libpamac-flatpak-plugin

Após a instalação abra o Pamac, clique na engrenagem de configuração, escolha a aba Snap e habilite a integração. Após isso é só pesquisar e instalar o programa em Snap que desejar.

Além da integração do Snap, essa versão vem com mais algumas melhorias em relação com a anterior, a sua utilização está mais suave, os botões para instalar e remover estão coloridos.

Agora é possível ver as demais capturas de tela de cada programa, isso vai depender do desenvolvedor do programa ou do empacotador do programa.

Ao abrir o Pamac, você já é apresentado as categorias dos programas, demonstrando mais um passo para a famosa lojinha que muitos reclamam tanto, principalmente aqueles que não utilizam o sistema frequentemente.

E para alternar entre Categorias, Grupos e Repositórios, você encontra um seletor na parte superior esquerda do programa, ao lado do ícone de pesquisa que também foi movido para o lado superior esquerdo, dando um visual mais limpo e agradável.

Apesar da integração ser somente do Snap e ainda estar em beta, acreditávamos que essa integração só seria trabalhada no próximo ano e com a implementação feita só no segundo semestre, mas com tudo que está acontecendo com o Manjaro, dá até para entender.

O Manjaro firmou parcerias para que ele venha instalado em notebooks e desktop (foi criticado), firmou parceria com a SoftMaker e acarretou em algumas melhorias para o usuário (foi extremamente criticado), há poucos dias o Manjaro se tornou uma empresa, dando um passo que já se era esperado pelo caminho que a distribuição vinha seguindo, não sabemos se foi por estarmos ocupados, ou se o pessoal resolveu dar um descanso para o Manjaro, pois não vimos todas aquelas postagens/tópicos depreciativas sobre a distribuição.

Esperamos que vocês também gostem da novidade, e que aproveitem as alterações trazidas para melhorar a sua experiencia com o Manjaro, se você quiser deixar um comentários sobre isso, teremos o maior prazer em ler.


Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Veja também

Acompanhe o blog

comments powered by Disqus