Manjariando
Manjariando
Compartilhando a simplicidade do Manjaro.
Sep 16, 2019 Feb 4, 2022 2 min de leitura

Utilizando Snap e Flatpak no Manjaro

thumbnail for this post

O Manjaro a cada dia busca melhorar sua experiencia de usuário, e agora com os novos métodos de instalação não é diferente, apesar de ainda não ter caído no gosto da grande maioria, o Snap e o Flatpak estão ai para contribuir com a disseminação do Linux.

O Snap e o Flatpak tem uma proposta boa, mas acredito que ainda vai demorar algum tempo para que eles comecem a ser utilizados por padrão pelos usuários. Principalmente por usuários com hardwares mais modestos e com pouco espaço de armazenamento, sem contar que nesses hardwares, a inicialização pode ficar bem mais lenta.

No Manjaro a instalação desses meios de empacotamento (Flatpak e Sap) é bem simples, sendo necessário o usuário apenas habilitar o repositório dos mesmos. Claro, isso se a instalação do sistema for feita com uma ISO “padrão” do Manjaro, caso ela seja feita com o architect ou o usuário tenha removido os plugins necessários, abaixo será mostrado como proceder.

Ativando o suporte #

Abra o Pamac e clique nos 3 pontinhos ao lado dos botões de minimizar/maximizar/fechar, escolha a aba Terceiros, role para baixo e habilite a integração que desejar. Após isso é só pesquisar e instalar os programas em Snap/Flatpak que desejar.

O repositório ao qual o pacote pertence agora fica abaixo da sua descrição, então você pode identificar tranquilamente um pacotes Snap/Flatpak ao navegar pelo Pamac, na “aba” Snap/Flatpak ao pesquisar por um programa. Ou se você já tiver algo em Snap/Flatpak instalado, você pode conferir na seção de pacotes instalados.


Instalando os plugins #

Essa etapa é só para os usuários que removeram o suporte por algum motivo, para os usuários que utilizaram uma ISO muito antiga (o que não é recomendado), ou para os usuários que utilizaram o Architect.

Instalar Snap via Repo Instalar Flatpak via Repo

Modo gráfico: procure libpamac-snap-plugin e/ou libpamac-flatpak-plugin no Pamac, marque para instalar e clique em aplicar.

Terminal: utilize um dos comandos abaixo conforme sua preferência.


Pamac

pamac install libpamac-snap-plugin

Pamac

pamac install libpamac-flatpak-plugin

Após instalar o plugin, ative o suporte como é demostrado acima.


Para instalar um pacote Snap ou Flatpak, é só fazer o mesmo quando você instala um pacote dos repositórios do Manjaro ou da AUR. Pesquisar, marcar para instalação, aplicar, digitar a senha e aguardar o processo. Caso tenha ficado alguma dúvida, informe nos comentários ou em nosso Balcão de atendimento.


Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Veja também

Acompanhe o blog

comments powered by Disqus