Melhore as prioridades de IO e CPU com Ananicy
Como ficamos um ano com um hardware bem humilde, acabamos aprendendo/descobrindo algumas configurações para ajudar na utilização do sistema. E uma dessas configurações foi a utilização do Ananicy, que gerencia as prioridades de IO e CPU dos processos. Claro que o Ananicy não faz milagres, mas ajuda muito se combinado com outras configurações e se o usuário saber da limitação de seu hardware.
Como a escolha da interface (DE) é uma coisa muito pessoal, não consigo ficar muito tempo longe do KDE do Manjaro. E com o hardware que possuíamos, tínhamos que saber gerenciar a limitação ao fazer qualquer coisa. Por causa dos pacotes que disponibilizávamos na época, o hardware ficava praticamente para a compilação dos pacotes, restando pouco tempo para fazer qualquer outra coisa.
Veja abaixo a configuração que utilizávamos.
Periféricos | |
---|---|
Chipset | 775 |
CPU | Intel Pentium E2140 1,60 GHz |
GPU | Radeon HD 4650 |
RAM | 2 GB DDR2 533 MHz |
ARMAZENAMENTO | SSD Kingston 240GB V300 |
Nossa configuração foi bem básica entre Novembro/2018 e Outubro/2019, esse período não foi fácil, mas continuamos mantendo o repositório e o blog da melhor forma possível. Após outubro, estavamos utilizando um chipset 775, mas com uma placa mãe melhor e um processador melhor, além de 4 GB de memória RAM (graças as doações de 2 leitores do blog).
Voltando ao programa, o Ananicy ajuda não só sistemas com hardwares mais modestos, mas ajuda o sistema independente do hardware.
Uma ferramenta para definir automaticamente os programas no meu sistema, ou seja:
- Por que tenho atrasos, enquanto compilo o kernel e jogo?
- Por que o cliente dropbox come todo o meu IO?
- Por que o cliente torrent/dc torna meu laptop mais lento?
Use o Ananicy para corrigir esses problemas!
Instalação
Para requisitar que um pacote/programa entre para o repositório do blog, você deve se tornar um apoiador através do apoia-se, lembre-se de entrar em contato para verificar se o pacote/programa pretendido funciona no Manjaro.
 AUR Modo gráfico: procure o ananicy-cpp
no Pamac, marque para instalar e clique em aplicar.
Terminal: utilize um dos comandos abaixo.
pamac build ananicy-cpp
Adicionando as Regras. #
É necessário instalar o pacote que contém as regras, já que diferente da versão “original”, o Ananicy CPP não vem com regras especificas para os programas. Você também pode criar as suas próprias regras seguindo as informações do desenvolvedor, veja no Gitlab como proceder.
Modo gráfico: procure o cachyos-ananicy-rules-git
no Pamac, marque para instalar e clique em aplicar.
Terminal: utilize um dos comandos abaixo conforme sua preferência.
Pamac
pamac build cachyos-ananicy-rules-git
O Ananicy já está em funcionamento.
Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.
Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.
Veja também
- Reduzir o impacto de eventos OOM em sistemas com pouca memória RAM
- Tabela de partição, GPT ou MBR?
- LNAV - o navegador de arquivo de log.
- VirtualBox- utilizar dispositivos usb em uma máquina virtual.
- Integrar navegador ao Plasma Desktop.
Acompanhe o blog