Manjariando
Manjariando
Compartilhando a simplicidade do Manjaro.
jul. 28, 2023 Jul 28, 2023 11 min de leitura

Atualização Estável 2023 07 27

thumbnail for this post

Mais uma atualização para o ramo stable do Manjaro, e uma noticia não muito boa para quem utiliza o repositório Manjariando. O usuário terá que fazer algumas coisas manualmente, seja por causa do repositório Manjariando ou por causa da atualização do Manjaro.

O repositório do blog provavelmente chegou ao fim, isso se deve principalmente pelo fato dos servidores gratuitos sempre apresentarem problema. Mas também tem a questão dos usuários sempre reclamarem sobre esses problemas, mas nunca se interessarem em contribuir para que contratassemos um servidor “próprio”. Os nossos atuais apoiadores ainda irão receber as atualizações dos pacotes que eles apoiam, mas de agora em diante, novos pedidos (se existirem) terão um valor diferente dos informados anteriormente (isso será informado na hora da requisição do pacote).

O apoia-se do blog não será mais destinado para apoios de pacotes/programas, será apenas para quem quiser apoiar o blog por conta dos conteudos que disponibilizamos, que sem o repositório, teremos tempo para voltar com os artigos regularmente. Iremos criar uma página para a requisição de pacotes, onde será informado tudo para o usuário que fizer a requisição. Já iremos informar que não adianta um ou dois usuários virem com a promessa de apoiar o blog para que o repositório volte (se todos os usuários que prometeram apoiar o blog tivesse mesmo feito isso, não estariamos nessa situação atual), a única forma do repositório voltar, é com os usuários se unindo para que possamos contratar um servidor (VPS).

Quem utiliza o repositório do blog, terá que remover o mesmo antes da atualização, e a melhor forma é pelo terminal. E faz favor, não utilize sudo nos comandos do Pamac, mesmo que seu youtuber favorito faça isso. Os desenvolvedores estão cansados de falar que a utilização do sudo nos comandos do Pamac vai quebrar o sistema, mas tem alguns “experts” que teimam em falar que tem que utilizar (só estamos avisando, você acredita em quem quiser…)

pamac remove -o repo-manjariando

Após remover o repositório do blog, siga essas informações de como atualizar o sistema.

Se você quiser testar as ISOs de desenvolvimento, você pode baixar a versão Plasma, Gnome e XFCE. Recomendamos o Jdownloader para fazer o download dessas ISOs, pois ele faz todo o trabalho e você não irá se preocupar em juntar as partes dos arquivos.

Principais Updates #
  • Os kernels foram atualizados para incluir as correções do ZenBleed.
  • portanto, também foram atualizados os pacotes linux-firmware.
  • Pipewire está agora em 0.3.75.
  • Uma das maiores mudanças na interface do usuário será encontrada no Thunderbird 115.0.1.
  • LibreOffice está agora em 7.5.5.
  • VirtualBox foi atualizado para 7.0.10.
  • Nvidia foi atualizado para 535.86.05.
  • Atualizações usuais do KDE-git, Python e Haskell.
Kernels Suportados pelo Manjaro #
  • linux419 4.19.289
  • linux54 5.4.250
  • linux510 5.10.187
  • linux515 5.15.122
  • linux61 6.1.41
  • linux63 6.3.13 [ EOL ]
  • linux64 6.4.6
  • linux65 6.5.0-rc3
  • linux61-rt 6.1.38_rt12
  • linux63-rt 6.3.3_rt15
  • linux64-rt 6.4.0_rt6
Kernels Suportados pelo blog #

Não estamos oferecendo suporte para nenhum kernel atualmente.


Problemas conhecidos #
2023-07-17
2023-07-10
2023-06-04
2023-05-07
2023-04-11
2023-03-31
Atualizando o sistema #

Antes de utilizar o Pamac na sua forma gráfica ou pelo terminal, o correto a se fazer é classificar os espelhos e só depois atualizar o sistema, você pode conferir o nosso artigo explicando como se fazer isso.

Após classificar os espelhos, você pode atualizar o seu sistema através da interface gráfica do Pamac, mas recomendamos a utilização do terminal. Outra recomendação nossa é, atualize primeiro somente os pacotes dos repositório (se você utiliza o repositório do blog, lembre-se de aguardar ao menos 24 horas), e só depois atualize os pacotes provenientes da AUR.

Comando para atualizar somente os pacotes presentes em repositórios, os pacotes da AUR não serão atualizados.

pamac update --force-refresh --no-aur

Seguindo as informações acima, provavelmente você não terá maiores problemas. Verifique as informações do progresso da atualização, muitos usuários atualizam o sistema e não olham se existem mensagens de erros.

Problemas com pacotes da AUR #

Após uma atualização do Manjaro, é comum que alguns pacotes instalados da AUR parem de funcionar. Normalmente isso acontece com pacote realmente compilados (aqueles que demoram mais tempo e fica passando muitas letrinhas sobre o que está sendo feito), e para corrigir, você precisará recompilar o pacote do próprio programa ou de alguma dependência que ele precise (que também foi instalada da AUR).

Nós fazemos esse processo de re-compilar nos pacotes do nosso repositório, e por isso que recomendamos que o usuário aguarde ao menos 24 horas. Assim ele atualizará o sistema e os pacotes que disponibilizamos e não encontrará problemas, se for ansioso, atualizará o sistema antes e terá problemas com os pacotes do nosso repositório, mas isso será por causa da ansiedade dele, já que as nossas atualizações provavelmente ainda não estavam disponíveis.

Ainda não consigo atualizar #

Se você seguiu as informações e ainda não consegue atualizar o sistema, tenha certeza que verificou as informações dos problemas antigos. Você pode entrar em nosso grupo no telegram para que possamos lhe ajudar com o problema, mas verifique se as informações não estão listadas nos problemas antigos.


Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Acompanhe o blog

comments powered by Disqus