Instalando o Manjaro sem um pendrive
Muitos usuários já nos perguntaram sobre como iniciar a ISO do Manjaro através do HD, para nós isso não era possível, ao menos até encontrarmos um tópico no fórum oficial do Manjaro. A nossa maior surpresa foi que, basicamente nós já informamos esse processo aqui no blog, mas na ocasião, era para o usuário que faz dual boot com o Manjaro e que quer manter o grub da outra distribuição gerenciar o grub.
Com essa configuração, você não terá aqueles problemas decorridos ao gerar a liveUSB com determinados programas, fazendo a instalação do sistema sem maiores complicações. Além de poder instalar o sistema, essa configuração pode ser utilizada para recuperar o sistema através de uma liveUSB, lhe salvando naquelas ocasiões que um pendrive não esteja disponível.
Assim como no artigo do dual boot, o arquivo mencionado abaixo, você deve criar em um sistema já existente para que isso funcione, portanto a configuração não serve se você estiver só com o Windows, é necessário de uma distribuição Linux já instalada no HD.
Como fazer isso #
Salve seu arquivo ISO no diretório /miso, você também pode usar uma pasta diferente, mas precisa ajustar o caminho do arquivo de configuração de acordo com o local que você escolher. Se você usar subvolumes btrfs, você precisa incluir seu subvolume no caminho, como este /@/miso
. Para você copiar a ISO para a pasta /miso, você deverá criar a pasta inexistente em seu sistema, para isso utilize o comando abaixo.
sudo mkdir /miso
Copie a ISO que estiver em seu HD com o comando abaixo, lembre-se de alterar o nome da ISO e o local onde ela se encontra.
sudo cp ~/Downloads/manjaro-kde-20.1.2-201019-linux58.iso /miso/
Crie o arquivo /boot/grub/custom.cfg
com o comando:
sudo nano /boot/grub/custom.cfg
Adicione o seguinte conteúdo:
menuentry "Manjaro grub_iso" {
set isofile="/miso/manjaro-kde-20.1.2-201019-linux58.iso"
set dri="free"
set lang="pt_BR"
set keytable="br"
set timezone="America/Sao_Paulo"
search --no-floppy -f --set=root $isofile
probe -u $root --set=abc
set pqr="/dev/disk/by-uuid/$abc"
loopback loop $isofile
linux (loop)/boot/vmlinuz-x86_64 img_dev=$pqr img_loop=$isofile driver=$dri tz=$timezone lang=$lang keytable=$keytable copytoram
initrd (loop)/boot/intel_ucode.img (loop)/boot/initramfs-x86_64.img
}
Atualize as informações do grub com o comando:
sudo update-grub
Ajuste os parâmetros de teclado, fuso horário e idioma para atender às suas necessidades. Certifique-se de que sua variável isofile corresponda ao nome e localização do seu arquivo iso.
Se você tiver uma CPU AMD, mude intel_ucode.img
para amd_ucode.img
.
Quando você reiniciar, seu grub tem uma entrada extra que permite que você inicialize no sistema live.
Créditos. #
Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.
Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.
Veja também
- Reinstalar todos os pacotes
- LiveUSB do Manjaro com persistência?
- Editar pacote da AUR com o Pamac
- Comandos do Pamac
- Corrigir chave pública desconhecida da AUR
Acompanhe o blog