Como instalar os pacotes da AUR?
No passado muitos usuários tinham medo de utilizarem a AUR
, seja por não conhecerem, ou pelos comentários que alguns “especialistas” faziam sobre a dificuldade na utilização. Passado alguns anos, hoje vemos alguns desses “especialistas” mordendo a língua, e até engrandecendo a AUR
(está dando view né?).
A AUR
é um modelo tão bom que, hoje em dia já existe uma versão para distribuições com base Debian/Ubuntu. Essa DUR (nome utilizado para fazer referencia a AUR
) não é algo oficial de nenhuma distribuição, mas já é algo que pode ajudar os usuários que gostam de distribuições base Deb, mas tem dificuldades em instalar pacotes mais atuais.
Voltando ao assunto, como instalar os pacotes da AUR. Com o Pamac, as coisas ficaram mais fáceis do que já eram, com alguma otimizações ajudando o usuário nesse processo. Hoje em dia é importada a chave gpg
(isso se o usuário permitir a importação) dos pacotes que a tem configurada, mas ainda existem casos que o usuário terá que adicionar tais chaves manualmente. Nós temos um artigo sobre isso, clique aqui e verifique como fazer o procedimento.
Um outro problema que os usuários encontram é, os pacotes que são realmente compilados (eles sempre demoram mais tempo) podem apresentar falha após uma atualização do sistema. Isso acontece por que ao compilar o pacote foi utilizada a biblioteca/lib xxy
, e na atualização essa biblioteca/lib xxz
. Não precisa de nenhuma gambiarra para resolver esse tipo de problema, basta mandar reinstalar o pacote do programa que apresentou falhas após uma atualização.
Para você não ficar mandando reinstalar vários pacotes que as vezes não é problema de biblioteca/lib, basta executar o programa pelo terminal, que lá aparecerá o motivo. Você também pode dar uma olhada no artigo que mostramos Como pedir ajuda corretamente, lá você saberá como verificar os logs graficamente (caso não goste do terminal) e onde alguns logs são encontrados. Agora que já passamos algumas informações, vamos ao que interessa.
Modo Software no Pamac #
O Modo Software
vai deixar o Pamac “mais bonitinho”, mostrando apenas os pacotes que possuem os arquivos que fornecem as informações mais detalhadas, imagens do “programa/tema. A parte “ruim” disso é, muitos pacotes não irão aparecer ao fazer uma pesquisa, independente se o pacote está no repositório do Manjaro, na AUR ou em qualquer outro repositório.
Muitos dos pacotes do nosso repositório só irão aparecer se o Modo Software estiver habilitado, porque nós adicionamos as informações necessárias ao compilar os pacotes que disponibilizamos. Apesar de ser um artigo simples e apenas para repassar a informação, você consegue saber quais arquivos são necessários clicando aqui.
Nas imagens abaixo você consegue ver onde é e como habilitar/desabilitar o Modo Software
.
Inclusive, eu tenho visto muitos usuários com o Modo Software
habilitado reclamando, informando erroneamente que é um bug/erro do Pamac.
Habilitar a AUR no Pamac #
Primeiro você tem que desativar o Modo Software
caso ele esteja ativado/habilitado. Depois você abre as preferencias do Pamac e clica na aba Terceiros.
Não esqueça de habilitar a opção para verificar as atualizações, não vai deixar isso desmarcado só porque o Jonny Bravo
falou. Quero dizer, você pode ouvir o Jonny
, mas ao ter problemas com os pacotes da **AUR ** por conta de estarem desatualizados, a culpa foi sua por ter escutado o Jonny
. E se você utiliza pacotes -git
, habilite também as atualizações dos pacotes em desenvolvimento.
Pesquisando pacotes da AUR #
Se você fez os passos acima, você não terá problemas ao pesquisar, instalar e utilizar os pacotes da AUR (leia o artigo até o fim). Para ter certeza que está instalando um pacote da AUR, clique na aba da AUR após fazer a pesquisa (muitos usuários instalam o primeiro pacote que aparece).
Além da aba própria da AUR, se você prestar atenção, é informado de qual repositório o pacote possui. Para instalar o pacote do repositório errado, você tem que fazer isso sem olhar para o que está fazendo, ou ter déficit de atenção.
Editar instalação do pacote #
Em alguns casos, você precisará ajustar o PKGBUILD
antes de mandar compilar/instalar o pacote. Nós não vamos explicar aqui como fazer isso, você pode ver nosso artigo sobre isso clicando aqui. As imagens são da versão antiga do Pamac, mas em breve vamos atualizar elas e o artigo se for necessário.
Instalar os pacotes da AUR #
Se você leu todo o artigo com atenção e já instalou qualquer outro pacote utilizando o Pamac, agora você possui as informações para habilitar corretamente, editar se precisar, só falta pesquisar e instalar sem qualquer dificuldade. Lembre-se de verificar se você está marcando o pacote correto, para não achar que a ferramenta está instalando o pacote errado.
Caso seja necessário instalar algum pacote pelo terminal, o comando para os pacotes da AUR
é diferente dos pacotes do repositório do Manjaro
(ou do nosso). Apesar do Pamac
perguntar se você quer compilar o pacote da AUR caso não encontre no repositório, é bom saber o comando correto para cada coisa. O comando para instalar os pacote da AUR é o informado abaixo (troque package
pelo nome do pacote).
pamac build package
Manter os pacotes funcionando #
Não tem como eu escrever uma formula mágica para você seguir e assim nenhum pacote vai dar problema, somente você pode evitar que os pacotes tenham problemas. Como citado no inicio do artigo, muitos usuários tem problemas com os pacotes da AUR após uma atualização do sistema.
Em 90% dos casos, você só tem que recompilar o pacote que isso será resolvido. Para você saber se um pacote precisa ser recompilado, existe uma ferramenta que informará quais pacotes precisam de reconstrução, isso se você verifica as informações do processo de instalação/atualização.
Nós temos um artigo explicando o seu funcionamento, clique aqui para conferir. Para instalar esse pacote, utilize o comando abaixo, mas vai ler o artigo para saber como utiliza-ló.
pamac install rebuild-detector
Bom, agora você tem boas informações de como utilizar a AUR, então basta praticar para perder o medo que colocaram em você. Caso tenha alguma dificuldade que não é informada aqui, faça um comentário que iremos lhe ajudar. Nós temos um grupo no telegram, lá a ajuda pode ser mais rápida, o link está logo acima dos comentários.
Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.
Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.
Veja também
- Criar e utilizar SwapFile no Manjaro
- Livewallpaper- coloque papéis de parede animados em seu desktop.
- TeamViewer, um software de acesso remoto e suporte via internet.
- BleachBit- um programa para fazer uma limpeza no seu sistema.
- Trimage-uma ferramenta multiplataforma para a otimização de arquivos PNG e JPG sem perdas.
Acompanhe o blog