Manjariando
Manjariando
Compartilhando a simplicidade do Manjaro.
ago. 19, 2020 Sep 18, 2021 4 min de leitura

Checar pacotes instalados no sistema

thumbnail for this post

Muitos usuários encontram problemas com pacotes instalados da AUR, de algum repositório não oficial, e raramente, até em alguns pacotes do Manjaro. Na maioria das vezes, isso é devido a necessidade em reconstruir o pacote, para identificar os pacotes que precisam ser reconstruídos, você pode utilizar o rebuild-detector.

Com este pacote, você vai economizar tempo em pesquisar o motivo do problema, e além de resolver o seu problema, você poderá repassar a informação para ajudar outras pessoas.

Instalação

Para requisitar que um pacote/programa entre para o repositório do blog, você deve se tornar um apoiador através do apoia-se, lembre-se de entrar em contato para verificar se o pacote/programa pretendido funciona no Manjaro.

 

Manjaro 

Modo gráfico: procure o rebuild-detector no Pamac, marque para instalar e clique em aplicar.

Terminal: utilize um dos comandos abaixo.


pamac install rebuild-detector

Após instalar o pacote rebuild-detector, sempre que você instalar ou atualizar um pacote, será informado no final da instalação/atualização se existe algum pacote precisando de uma reconstrução. Para fazer a checagem manualmente, utilize os comando abaixo conforme o repositório.

Checando os pacotes #

Para checar os pacotes dos repositórios do Manjaro, utilize o comando abaixo.

checkrebuild -i core -i extra -i community

Para obter uma saída com mais informações, utilize o comando abaixo.

checkrebuild -v -i core -i extra -i community


Para checar os pacotes dos repositórios do blog, utilize o comando abaixo.

checkrebuild -i manjariando -i manjariando-deps -i manjariando-legacy


Para checar os pacotes da AUR, você deve utilizar o comando abaixo.

checkrebuild

Se retornar o nome de algum pacote, basta utilizar o comando do Pamac para compilação dos pacotes da AUR.

pamac build nomedopacote

Você também pode fazer isso graficamente, encontrando o pacote, marcando ele para uma nova compilação e clicar em aplicar.


Ao encontrar algum pacote que necessite de reconstrução, notifique os mantedores do respectivo repositório, assim eles podem corrigir o problema o mais rápido possível.

Verificações com suporte: #
  • ldd: Um executável está vinculado a uma biblioteca compartilhada inexistente
  • python: Um pacote foi construído em uma versão mais antiga do Python
  • perl: Um pacote foi construído em uma versão anterior do Perl
  • ruby: Um pacote foi construído em uma versão Ruby mais antiga
  • haskell: Um pacote foi criado com base em uma versão Haskell mais antiga

Observação #

Se você utiliza muitos pacotes da AUR e a reconstrução não ajudar, provavelmente você terá que fazer o downgrade do pacote, já que os pacotes de lá são recomendados/compatíveis para o Manjaro unstable, boa parte dos pacotes podem ser utilizados sem maiores problemas no Manjaro estável, mas uma pequena parcela dos pacotes, não podem ser atualizados assim que sair atualização para eles na AUR, sendo necessário utilizar de uma até duas versões abaixo da disponível por lá.

Muitos pacotes não utilizam algumas bibliotecas do sistema para o seu funcionamento, e assim podem ser relatados como sendo necessário uma reconstrução, e que de fato, não é realmente necessário a reconstrução do mesmo. Então antes de utilizar os comandos mencionados para encontrar algo, tenha isso em mente e pesquise antes de informar, ou você poderá estar relatando um erro que na verdade não existe.

Ao relatar que um pacote necessita de uma reconstrução, repasse o máximo de informação, como o método utilizado para descobrir o problema, a saída do erro ao chamar o programa pelo terminal, e/ou a saída dos comandos informados nesse artigo. Apenas informar que algo não está funcionando para você, não vai ajudar muito na resolução do seu problema, principalmente se o problema estiver acontecendo apenas com você.

Nota do blog!!!

Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Veja também

Acompanhe o blog

comments powered by Disqus