Manjariando
Manjariando
Compartilhando a simplicidade do Manjaro.
Aug 8, 2021 Aug 8, 2021 6 min de leitura

Migramos para o Hugo

thumbnail for this post

No primeiro artigo do ano nós informamos que migraríamos o blog, e foram longos meses para ajustar as coisas, ainda mais com o repositório do blog crescendo a cada dia. Estamos muito felizes com essa migração e com todas as alterações feitas, e com as que ainda estão por vir.

Escolhemos um tema mais limpo para manter o foco nas informações, que agora será bem mais detalhada e de fácil entendimento. Para seguir o novo padrão do blog, estaremos editando os artigos antigos mais relevantes, os demais serão movidos para o nosso arquivo. Os artigos movidos para o arquivo serão aqueles de programas que não estão mais disponíveis para o Manjaro, artigos com informações antigas sobre o blog e/ou sobre o Manjaro, e em alguns casos, tutoriais que precisam de uma revisão para que funcionem novamente.

Apesar de algumas pessoas não gostarem e pedir para pararmos por poluir o blog, continuaremos com as traduções das notas das atualizações do Manjaro (ao menos as mais importantes). Como queremos manter o blog mais limpo, elas também terão um lugar separado dos artigos, e assim como os arquivos, você poderá acessa-las pelas tags atualizacao-estavel e atualizacao-testing.

Além das tags, no menu do blog o usuário irá encontrar a opção para a página que mostrará todos os artigos das atualizações do ramo stable e testing. Falando em tag, nós melhoramos as nossas, que para ser bem sinceros, estavam uma bagunça. Ainda estamos trabalhando nelas, mas com certeza está bem melhor que antes.

As novidades. #

Umas das novidades estão nos títulos dento dos artigos, ao clicar no asterisco # ao lado do titulo, você poderá copiar e compartilhar a informação direto no assunto, diminuindo o tempo para encontrar a informação desejada. Nós iremos melhorar essa função futuramente, queremos adicionar um botão para você já copiar a URL ao invés de fazer isso manualmente.

Botões de instalação. #

Para aqueles que ainda não sabem, o Manjaro possui um site onde é possível instalar os pacotes no sistemas clicando no botão desse site. Mas para que esse botão funcione é necessário estar com o pacote web-installer-url-handler instalado no sistema, se você possuir o pacote instalado, acesse e faça o teste no discover.manjaro.org.

Utilizando essa funcionalidade do Manjaro, adicionamos um botão em nossos artigos, para os usuários que quiserem usufruir dessa facilidade. Na verdade, muitos dos nossos artigos vai possuir mais de um botão, já que esse método também funciona para pacotes Flatpak e Snap.

Botões de instalação.

Botões de instalação.

O botão não funciona com pacotes da AUR, portanto os artigos dos programas que só estão lá, não terão nenhum botão de instalação.

Abas. #

O Manjaro atualmente dá suporte oficialmente para três DEs (interfaces), Gnome, KDE Plasma e XFCE. Muitas vezes um artigo tem que ser escrito para suprir ao menos essas três DEs, o que torna o artigo grande e confuso para alguns usuário. Para ajudar mantermos os tutoriais bem explicados e que o usuário não se perda no meio dele, usaremos abas para esse serviço.

As abas nos permitirá que escrevemos artigos bem explicados e que não fiquem grandes, confusos e cansativos. Em conjunto com os botões, nós podemos escrever um artigo sobre um programa e adicionar todos os métodos de instalação disponíveis para ele, sem que o artigo fique grande e confuso. Veja um exemplo simples da utilização dessas abas.


O GNOME rompe com os conceitos tradicionais e permite que os usuários se concentrem em suas tarefas. Os aplicativos específicos para desktop são criados com cuidado e claramente definidos por diretrizes que os tornam mais consistentes para o uso.

O KDE Plasma é para pessoas que desejam uma área de trabalho amigável e personalizável. É um ambiente de área de trabalho versátil e rico em recursos que oferece vários estilos diferentes de menu para acessar os aplicativos.

O XFCE é um ambiente de desktop leve para sistemas operacionais do tipo UNIX. Tem como objetivo ser rápido e com poucos recursos do sistema, ao mesmo tempo que é visualmente atraente e fácil de usar.

Se você quiser ver um exemplo melhor, verifique a nossa sessão de downloads para a versões do Manjaro mantido pela comunidade.

Tema do blog. #

Os leitores sempre nos pediram para colocar os artigos mais visitados ou mais “importantes” como destaque, acho que levamos isso ao limite com esse tema. Agora na página inicial do blog só terá os destaques, com os demais artigos sendo acessado através do botão no final da página. Pensando nos usuários que não gosta de cores claras, possuímos um tema escuro para vocês, para alternar entre o claro e o escuro, o usuário só precisa clicar no ícone da Lua (para ir para o tema escuro) e no ícone do Sol (para ir para o tema claro).

Comentários. #

Para facilitar na comunicação, nós resolvemos adicionar dois métodos para os comentários, o Disqus e o Telegram. Como podem verificar mais abaixo, utilizamos as abas para manter os dois métodos de comentários, o usuário só precisa escolher com qual quer deixar seu comentário. Aproveite para testar e deixe o seu comentário sobre o que achou das novidades.

Pesquisa. #

A pesquisa no WordPress era horrível, talvez pela bagunça que acabamos criando com as tags, ou ela era ruim mesmo. Mas agora a nossa pesquisa é bem melhor, mostrando os resultados corretos conforme a palavra pesquisada.

O resultado da pesquisa apresentará os títulos dos artigos correspondentes, a data da postagem e as tags utilizadas no artigo. Lembrando que, os artigos desatualizados possuirão somente a tag arquivados, portanto a data não é significado de artigo antigo e desatualizado.

Notas Finais. #

Nossa migração teve dois motivos, a melhora na utilização do blog por parte dos usuários, e para economizar dinheiro. Atualmente não gastamos praticamente nada para manter o blog online (com exceção do domínio), nos últimos 12 meses foram R$ 330,00 para manter no WordPress, só pagamos para abrir caminho para a migração, acostumando os leitores e os indexadores com o nosso domínio.

Queremos agradecer as pessoas que contribuem conosco através do apoia-se, a contribuição de vocês vai nos ajudar bastante no seguimento dos projetos. Também queremos agradecer as pessoas que contribuíram com a vaquinha para a compra do monitor que utilizamos atualmente, somos extremamente gratos pela contribuição de vocês. Quem acompanha o nosso trabalho e quiser contribuir, acesse o nosso apoia-se, com apenas R$ 1,00 por mês você já nos ajudará muito.

Agora queremos dar um agradecimento especial, pois sem essa pessoa nós não teríamos feito metade do que foi feito até agora nessa migração. Você poderá ver essa pessoa sempre que entrar no blog, bem ali em baixo no cantinho direito do rodapé, essa pessoa é o Phelipe Wesley, teremos uma divida com você por toda a sua ajuda conosco.


Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Veja também

Acompanhe o blog

comments powered by Disqus