Flávio Costa
Flávio Costa
Não menospreze o dever que a consciência te impõe
Aug 11, 2021 Aug 11, 2021 2 min de leitura

Corrigir a falta do firmware para o módulo xhci_pci

thumbnail for this post

Na última atualização alguns usuários devem ter notado a mensagem ==> WARNING: Possibly missing firmware for module: xhci_pci durante o processo, o módulo do firmware ausente é de um controlador USB. Nesse artigo vamos mostrar como corrigir isso facilmente, com apenas um comando ou um clique (se utilizar o nosso repositório).

Na AUR está disponível o pacote upd72020x-fw, ele disponibiliza o firmware que precisamos para a correção. Como o meu hardware precisa desse firmware, eu disponibilizei o mesmo no repositório do blog. Se você precisa do firmware e utiliza o repositório do blog, basta clicar no botão abaixo que o pacote será instalado no seu sistema.

Instalação

Ajude o nosso repositório permanecer ativo e dar suporte para mais pacotes/programas, seja um apoiador.

Instalar via Repo blog

Modo gráfico: procure upd72020x-fw no Pamac, marque para instalar e clique em aplicar.

Marcar e aplicar a instalação.
Confirmar a instalação.
Digitar a senha para a instalação.
Clique na seta ao lado de aplicar para acompanhar a instalação.
Progresso e conclusão da instalação.

Terminal: utilize um dos comandos abaixo conforme sua preferência.


Pamac

pamac install upd72020x-fw

Pamac

pamac build upd72020x-fw

Provavelmente você já deve ter notado que a mensagem se foi, e agora você pode continuar utilizando seu sistema, e sem a mensagem aparecendo toda vez que o mkinitcpio for chamado. Caso esteja faltando outro modulo em seu sistema, faça um comentário que verificamos como lhe ajudar.

O blog possui um grupo de “bate papo” no telegram, se precisar de alguma ajuda ou estiver com duvidas, entra lá que alguém ira lhe ajudar.


Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Veja também

Acompanhe o blog

comments powered by Disqus