Manjariando
Manjariando
Compartilhando a simplicidade do Manjaro.
Aug 19, 2021 Aug 19, 2021 3 min de leitura

Atualizar o sistema corretamente

thumbnail for this post

Após a liberação de uma atualização do Manjaro, é comum ver usuários relatando um ou outro problema. O que muitos não sabem é que grande parte deles seria resolvido com dois comandos antes de atualizar.

Ao saber de uma atualização, uma grande parte dos usuários já correm para o Pamac ou pelo terminal e mandam que o sistema seja atualizado. Eles não leem as notas da atualização, não admitem para si mesmos que se der problemas, não conseguirão corrigir sozinhos, e no final, vemos muitos tópicos em fóruns com os títulos, “Manjaro quebrou após a atualização” ou pior “O Manjaro quebrou sem eu fazer nada”.

Já existiram e ainda virão outras atualizações que vão quebrar o sistema se o usuário não fazer o que é informado nas notas das atualizações. Infelizmente para eles, muitos usuários não percebem que eles gastam mais tempo procurando uma solução para o problema do que se gastassem 5 minutos para ler as notas. Mas para alguns está tranquilo, já que é sempre a distribuição que vai levar a culpa mesmo.

O primeiro passo para evitar quebras já ficou claro: leia as notas da atualização que nós traduzimos ou direto no fórum em inglês. Você já utiliza uma distribuição Rolling Release. Então pare com essa ansiedade de ter que atualizar primeiro que o seu amiguinho do grupo. Outro ponto é verificar o status dos espelhos (mirrors) do repositório, clique aqui para os espelhos do Manjaro e aqui para os espelhos do nosso repositório.

Sabendo quais espelhos já estão sincronizados com a nova atualização, faça a classificação em seu sistema e confira se os espelhos escolhidos são os já sincronizados.


sudo pacman-mirrors -f5

sudo manjariando-mirrors -g

Com os espelhos classificados, atualize a base de dados e faça a atualização. Você pode fazer essa parte através da interface gráfica do Pamac.

pamac update --force-refresh

Se algum pacote da AUR impedir que o sistema seja atualizado, adicione --no-aur na frente do comando acima. Isso fará com que os pacotes da AUR sejam ignorados na atualização, sendo necessário atualizá-los depois.

pamac update --force-refresh --no-aur

Se você deixa a atualização rodando em background enquanto faz outras coisas, lembre-se de conferir as informações do processo antes de reiniciar o sistema. Das “reclamações” sobre quando o sistema não inicia após uma atualização, temos quase certeza que mais de 90% dos casos é por não verificarem essas informações e, com isso, não saber que era necessário alguma correção antes de reiniciar.

Se você fez os passos acima, atualizou o sistema, os pacotes da AUR (caso tenha algum), verificou as informações do processo de atualização e não encontrou nenhum erro, reinicie o sistema.

Seguindo esses passos, temos certeza que suas quebras de sistemas vão diminuir muito e, com o tempo, provavelmente você não saberá o que é uma quebra de sistema. Claro que sempre existem as exceções. E também acontece do usuário deixar alguma coisa passar, assim como a equipe do Manjaro.

Espero que as informações sejam úteis. E se você não faz nenhum desses procedimentos antes de atualizar e sempre tem problemas, experimenta aí e nos conte depois.


Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Veja também

Acompanhe o blog

comments powered by Disqus