Manjariando
Manjariando
Compartilhando a simplicidade do Manjaro.
Aug 24, 2021 May 23, 2022 3 min de leitura

Firefox com Appmenu

thumbnail for this post

Com o passar do tempo vemos cada vez mais usuários utilizando o Appmenu, e nem todos os programas disponibilizam essa função nativamente. Nesse artigo iremos mostrar como utilizar essa função no Firefox, sem complicações ou gambiarras.

Para utilizar o Firefox com Appmenu, seria necessário instalar um dos pacotes presente na AUR. Esse pacote irá substituir o Firefox que vem no Manjaro, e é aqui que alguns usuários podem ter dificuldades com as atualizações, já que elas não seguem o fluxo do Manjaro, mas sim do Archlinux.

Na AUR existem dois pacotes que fornecem o Firefox com Appmenu: o firefox-appmenu (compilado a partir do código fonte) e o firefox-appmenu-bin (pega o pacote compilado usando o código fonte e só re-empacota). O pacote que compila a partir do código fonte sempre será melhor, mas, para quem possui um hardware mais modesto, o pacote que só re-empacota é a única alternativa de utilizar essa versão do Firefox.

Pensando em demonstrar como seria a utilização do Firefox com Appmenu, nós iremos disponibilizar o pacote compilado a partir do código fonte, mas já vamos deixar claro que isso vai ser por um determinado tempo (provavelmente até o final do ano).

Informação sobre a compilação #

O pacote firefox-appmenu utiliza no mínimo 15 Gb para ser compilado, e leva em torno de 2h10 para concluir a compilação (aqui em nosso hardware). Em hardware mais modestos, isso pode passar das 6 horas facilmente, o que dificulta na utilização do pacote compilado se ele não estiver disponível em algum repositório que segue o mesmo fluxo das atualizações do sistema.

Instalação

Para requisitar que um pacote/programa entre para o repositório do blog, você deve se tornar um apoiador através do apoia-se, lembre-se de entrar em contato para verificar se o pacote/programa pretendido funciona no Manjaro.

Modo gráfico: procure firefox-appmenu no Pamac, marque para instalar e clique em aplicar.

Marcar e aplicar a instalação.
Dependências opcionais.
Confirmar a instalação.
Digitar a senha para a instalação.
Clique na seta ao lado de aplicar para acompanhar a instalação.
Progresso e conclusão da instalação.

Terminal: utilize um dos comandos abaixo conforme sua preferência.


Pamac

pamac install firefox-appmenu

Dependendo do hardware, pode levar várias horas a compilação

pamac build firefox-appmenu

Re-empacotado de um pacote já compilado

pamac build firefox-appmenu-bin

Nós disponibilizamos também os pacotes de idioma, esses serão instalados pela ferramenta de idiomas do sistema. Vale lembrar que o usuário deve remover os pacotes de idiomas do Firefox “normal”, pois eles conflitam com os que disponibilizamos.

Esperamos que o pacote seja útil para os nossos leitores, e que vocês se lembrem sobre a questão da atualização. Pois, se mesmo avisando, houver reclamações errôneas sobre isso, vamos evitar a fadiga e remover o pacote antecipadamente do nosso repositório.


Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Veja também

Acompanhe o blog

comments powered by Disqus