Flávio Costa
Flávio Costa
Não menospreze o dever que a consciência te impõe
May 14, 2019 May 14, 2019 3 min de leitura

Cliente de Identidade Safesign

thumbnail for this post

Esta semana estaremos demonstrando como instalar e utilizar os pacotes/programas safesignidentityclient e pje-office. Já estávamos atrás de trazer essas informações para vocês há mais de um ano. Mas como não possuíamos os equipamentos para fazer os testes, esperamos uma boa alma contribuir para que corrigíssemos os erros e agregarmos material para o tutorial.

Então no dia 21 de março essa boa alma apareceu no fórum brasileiro do Manjaro com o nome de Márcio dos Santos, dois dias depois eu comecei ajuda-lo, depois de algumas tentativas sem êxito, acabei convidando-o para utilizar o Telegram, assim seria mais fácil e rápido ajudar.

Entre os dias 22 e 24 de abril, conseguimos que tudo funcionasse quase que 100%, restando apenas alguns ajustes finais. Apesar de saber que muitas pessoas precisam e estão no aguardo de um tutorial completo, iremos dividir em 3 partes, a dos drives, a do SafeSign e na do PjeOffice.

O pacote safesignidentityclient é um utilitário para administração de cartão, leitora ou token, com ele você poderá utilizar os seus certificados digitais. Nós não temos muitos conhecimentos nessa questão, mas como muita gente precisa e sempre pediram um tutorial de como fazer o programa funcionar no Manjaro, iremos informar.

Esse tutorial é graças a ajuda do Márcio André, pois sem ele para testar e repassar as informações, não faríamos um tutorial as cegas.

Deixo aqui meu pedido, nos ajude para que possamos lhe ajudar, se nós não testarmos o pacote/programa ou algum usuário testar para comprovar o seu funcionamento, não iremos mencionar ou fazer qualquer artigo sobre o mesmo.

Instalação

Ajude o nosso repositório permanecer ativo e dar suporte para mais pacotes/programas, seja um apoiador.

Instalar via Repo blog

Modo gráfico: procure o safesignidentityclient no Pamac, marque para instalar e clique em aplicar.

Marcar e aplicar a instalação.
Dependências opcionais.
Confirmar a instalação.
Digitar a senha para a instalação.
Clique na seta ao lado de Aplicar para acompanhar a instalação.
Progresso e conclusão da instalação.

Terminal: utilize um dos comandos abaixo conforme o seu gerenciador de pacotes preferido.


Pamac

pamac install safesignidentityclient

Pamac

pamac build safesignidentityclient

Notas sobre o pacote do repositório do blog. #

Você precisará do drive do seu cartão, leitora ou token, estão disponíveis 3 opções nas dependências opcionais, se nenhuma delas funcionar para você, entre em contato que faremos o possível para ajudar.

Dois dos drives nós sabemos que necessitam de comandos extras, esses comandos serão informados na postagem dos drives que teremos aqui no blog.

Essa versão do pacote/programa (3.5) não é necessário utilizar nenhum comando extra após a instalação (isso pode mudar no futuro), não é preciso se preocupar quem utiliza os repositórios do blog, já que sempre estaremos automatizando os pacotes para o mínimo de ações de pós instalação por parte do usuário.

Quando for necessário algum pós instalação, isso será informado durante o processo de instalação/atualização (aquelas informações importantes que ninguém lê), e em nossas redes sociais. Para utilizar no Firefox, basta clicar na opção de Integração na barra de ferramentas do programa.

Após fazer isso, será adicionado o suporte nas configurações do Firefox sem precisar fazer mais nada, veja a imagem abaixo.

Até o presente momento são essas informações que temos sobre como utilizar o pacote/programa, se para você não funcionar apenas como mencionado acima, entre en contato conosco para que possamos ajudar e posteriormente adicionar as informações aqui na postagem.

Em breve estaremos mostrando o procedimento para utilizar o PJeOffice no Manjaro, ele também será adicionado aos nossos repositórios, então é só aguardar.


Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Acompanhe o blog

comments powered by Disqus