Flávio Costa
Flávio Costa
Não menospreze o dever que a consciência te impõe
Jan 2, 2018 Aug 14, 2021 4 min de leitura

Como separar a /home com o sistema já instalado.

thumbnail for this post

Provavelmente você já se perguntou (ou ainda vai) em algum momento ao iniciar nas distribuições Linux, como separar a partição /home com o sistema já instalado?

Há algum tempo no telegram, o leitor Matheus S. Rossi fez a mesma pergunta, passei as informações do método que eu sempre utilizava. Por ele estar utilizando a DE (interface gráfica) i3wm, ocorreu o erro de ser possível logar somente como usuário root, também deixarei a correção caso você tenha o mesmo problema.

Preparação. #

Se você já fez/tem a partição para a nova home, clique aqui para seguir para o próximo passo.

Se você não tem uma liveusb, crie uma com para redimensionar o HD/partição. Uma forma fácil e rápida para criar a liveusb, é utilizando o programa dd Utility

Inicie o sistema pela liveusb e siga os passos abaixo.

Instale o pacote gparted na liveusb com o um dos métodos abaixo.

Instalar via Repo

Modo gráfico: procure o gparted no Pamac, marque para instalar e clique em aplicar.

Terminal: utilize um dos comandos abaixo conforme o seu gerenciador de pacotes preferido.


Pamac

pamac install gparted

Pamac

pamac build gparted-git

Abra o gparted e redimensione o HD, criando a partição que será usada como home.

Reinicie o sistema após terminar de criar a nova partição.

Copiando os arquivos. #

Após um usuário ter duvidas quanto ao processo, notamos que realmente era necessário deixar mais claro quanto a parte de copiar os arquivos para a nova partição. Siga os passos abaixo e nos informe caso ainda tenha ficado mais alguma duvida.

Copie todos os arquivos da sua atual home para a partição que você vai utilizar como a nova home, lembrando que você deve copiar a pasta do seu usuário para a nova partição. No meu caso, eu copiaria a pasta /home/tioguda para a nova partição, ficando dentro dessa partição a pasta tioguda.

Veja um exemplo na imagem abaixo, ao abrir lado a lado a minha pasta /home e a partição que será a nova home, após copiar a pasta do meu usuário.

Imagem meramente ilustrativa.

Imagem meramente ilustrativa.

Após ter copiado os arquivos, siga para os próximos passos. Não esqueça de desmontar a partição que será a nova home para fazer a próxima configuração.

Se for utilizar o terminal para copiar/mover a pasta para a nova partição, fique atento com o comando a ser utilizado. Os comandos seria iguais os comandos abaixo (com as devidas alterações para o seu uso).

Copiar

cp /home/tioguda /caminho/da/sua/nova/partição/

Mover

mv /home/tioguda /caminho/da/sua/nova/partição/

Para não apresentar erro ou dar algum problema, deve ter uma barra / no final do comando, assim a pasta do seu usuário será copiada para a dentro da nova partição.

Mudando a home. #

Estando de volta no Manjaro, instale o pacote gnome-disk-utility em seu sistema com o um dos métodos abaixo.

Instalar via Repo

Modo gráfico: procure o gnome-disk-utility no Pamac, marque para instalar e clique em aplicar.

Terminal: utilize um dos comandos abaixo conforme o seu gerenciador de pacotes preferido.


Pamac

pamac install gnome-disk-utility

Pamac

pamac build gnome-disk-utility-git

Abra o gnome-disk-utility, e procure pela partição/hd que você gostaria de colocar a home. Clique sobre partição/hd para selecionar, e depois clique na engrenagem para fazer as alterações.

Reinicie o sistema.

Corrigindo erro no i3wm.
Revertendo o procedimento.
Créditos. #

Fonte

Contribuição


Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Veja também

Acompanhe o blog

comments powered by Disqus