Atualizar o sistema corretamente
Após a liberação de uma atualização do Manjaro, é comum ver usuários relatando um ou outro problema. O que muitos não sabem é que grande parte deles seria resolvido com dois comandos antes de atualizar.
Ao saber de uma atualização, uma grande parte dos usuários já correm para o Pamac ou pelo terminal e mandam que o sistema seja atualizado. Eles não leem as notas da atualização, não admitem para si mesmos que se der problemas, não conseguirão corrigir sozinhos, e no final, vemos muitos tópicos em fóruns com os títulos, “Manjaro quebrou após a atualização” ou pior “O Manjaro quebrou sem eu fazer nada”.
Já existiram e ainda virão outras atualizações que vão quebrar o sistema se o usuário não fazer o que é informado nas notas das atualizações. Infelizmente para eles, muitos usuários não percebem que eles gastam mais tempo procurando uma solução para o problema do que se gastassem 5 minutos para ler as notas. Mas para alguns está tranquilo, já que é sempre a distribuição que vai levar a culpa mesmo.
O primeiro passo para evitar quebras já ficou claro: leia as notas da atualização que nós traduzimos ou direto no fórum em inglês. Você já utiliza uma distribuição Rolling Release
. Então pare com essa ansiedade de ter que atualizar primeiro que o seu amiguinho do grupo. Outro ponto é verificar o status dos espelhos (mirrors) do repositório, clique aqui para os espelhos do Manjaro e aqui para os espelhos do nosso repositório.
Sabendo quais espelhos já estão sincronizados com a nova atualização, faça a classificação em seu sistema e confira se os espelhos escolhidos são os já sincronizados.
sudo pacman-mirrors -f5
sudo manjariando-mirrors -g
Com os espelhos classificados, atualize a base de dados e faça a atualização. Você pode fazer essa parte através da interface gráfica do Pamac.
pamac update --force-refresh
Se algum pacote da AUR impedir que o sistema seja atualizado, adicione --no-aur
na frente do comando acima. Isso fará com que os pacotes da AUR sejam ignorados na atualização, sendo necessário atualizá-los depois.
pamac update --force-refresh --no-aur
Se você deixa a atualização rodando em background enquanto faz outras coisas, lembre-se de conferir as informações do processo antes de reiniciar o sistema. Das “reclamações” sobre quando o sistema não inicia após uma atualização, temos quase certeza que mais de 90% dos casos é por não verificarem essas informações e, com isso, não saber que era necessário alguma correção antes de reiniciar.
Se você fez os passos acima, atualizou o sistema, os pacotes da AUR (caso tenha algum), verificou as informações do processo de atualização e não encontrou nenhum erro, reinicie o sistema.
Seguindo esses passos, temos certeza que suas quebras de sistemas vão diminuir muito e, com o tempo, provavelmente você não saberá o que é uma quebra de sistema. Claro que sempre existem as exceções. E também acontece do usuário deixar alguma coisa passar, assim como a equipe do Manjaro.
Espero que as informações sejam úteis. E se você não faz nenhum desses procedimentos antes de atualizar e sempre tem problemas, experimenta aí e nos conte depois.
Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.
Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.
Veja também
- Corrigir assinatura desconhecida dos repositórios
- Gerenciando os espelhos no Manjaro
- Reinstalar todos os pacotes
- Atualizando manualmente os pacotes do repositório do blog
- Editar pacote da AUR com o Pamac
Acompanhe o blog