Como checar Rootkits no sistema.
O Linux é conhecido por não ter muitos vírus diretamente voltados para o sistema operacional, mas os rootkits são “esquecidos” ou não são do conhecimento de muitos usuários “novatos”.
Isso se deve aquela velha história de que Linux não pega/tem vírus, claro que é bem menos provável acontecer isso no Linux, mas não é impossível.
Pensando nisso irei informar 2 ferramentas para a verificação de rootkits no sistema, são ferramentas para utilizar pelo terminal, então para as pessoas que não gostam do terminal tem 2 escolhas, continuar como estão ou aprender lidar com as ferramentas disponíveis no sistema.
Vale lembrar que em algum momento você precisará utilizar o terminal, e isso não é exclusividade do Linux, no Windows você também só corrige alguns problemas pelo cmd (terminal do Windows).
Instalação
Para requisitar que um pacote/programa entre para o repositório do blog, você deve se tornar um apoiador através do apoia-se, lembre-se de entrar em contato para verificar se o pacote/programa pretendido funciona no Manjaro.
Modo gráfico: procure o rkhunter
ou chkrootkit
no Pamac, marque para instalar e clique em aplicar.
Terminal: use os comandos abaixo conforme o gerenciador de programas utilizado.
Pamac
pamac install rkhunter
Pamac
pamac install chkrootkit-bin
Pamac
pamac build chkrootkit
Utilizando o Rkhunter. #
Use o comando abaixo para ter mais detalhes sobre os comandos que podem ser utilizados.
sudo rkhunter -h
Use o comando abaixo para fazer a checagem.
sudo rkhunter --check
Será mostrado um resumo da checagem ao terminar.
Todos os resultados serão gravados no arquivo de log:
/var/log/rkhunter.log
Utilizando o Chkrootkit. #
Use o comando abaixo para ter mais detalhes sobre os comandos que podem ser utilizados.
chkrootkit -h
Use o comando abaixo para fazer a checagem.
sudo chkrootkit
Se você encontrar alguma mensagem informando um rootkit, não se desespere ainda, pois pode ser um falso positivo. Copie a saída da mensagem e faz uma pesquisa sobre ela.
Créditos. #
ImagemCaso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.
Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.
Veja também
- Spectre e Meltdown
- Firetools- gui para o firejail.
- Firejail- Proteção de Segurança
- Warsaw finalmente está funcionando corretamente.
- QPass- gerenciador de senha.
Acompanhe o blog