Manjariando
Manjariando
Compartilhando a simplicidade do Manjaro.
set. 24, 2020 Sep 24, 2020 3 min de leitura

Mantenha sua rede segura com o Firewalld

thumbnail for this post

O Firewalld fornece um firewall gerenciado dinamicamente com suporte para zonas de rede/firewall que definem o nível de confiança das conexões ou interfaces de rede. Possui suporte para configurações de firewall IPv4, IPv6, pontes ethernet e conjuntos de IP. Há uma separação das opções de tempo de execução e configuração permanente. Ele também fornece uma interface para serviços ou aplicativos para adicionar regras de firewall diretamente.

Benefícios do uso do firewalld #

As alterações podem ser feitas imediatamente no ambiente de tempo de execução. Não é necessário reiniciar o serviço ou daemon. Com a interface D-Bus firewalld, é simples para serviços, aplicativos e também usuários adaptarem as configurações do firewall. A interface está completa e é usada para as ferramentas de configuração do firewall firewall-cmd, firewall-config e firewall-applet.

A separação do tempo de execução e da configuração permanente torna possível a avaliação e os testes em tempo de execução, a configuração do tempo de execução é válida apenas até o próximo serviço recarregar e reiniciar, ou em uma reinicialização do sistema. Em seguida, a configuração permanente será carregada novamente.

Com o ambiente de tempo de execução, é possível usar o tempo de execução para configurações que devem estar ativas apenas por um período limitado de tempo. Se a configuração do tempo de execução tiver sido usada para avaliação e estiver concluída e funcionando, é possível salvar essa configuração no ambiente permanente.

Características #
  • API D-Bus completa
  • Suporte para IPv4, IPv6, bridge e ipset
  • Suporte NAT IPv4 e IPv6
  • Zonas de firewall
  • Lista predefinida de zonas, serviços e icmptypes
  • Serviço simples, porta, protocolo, porta de origem, mascaramento, encaminhamento de porta, filtro icmp, regra rica, interface e endereço de origem nas zonas
  • Definição simples de serviço com portas, protocolos, portas de origem, módulos (auxiliares de filtro de rede) e manipulação de endereço de destino
  • Rich Language para regras mais flexíveis e complexas em zonas
  • Regras de firewall temporizadas em zonas
  • Log simples de pacotes negados
  • Interface direta
  • Bloqueio: lista de permissões de aplicativos que podem modificar o firewall
  • Carregamento automático de módulos do kernel Linux
  • Integração com o Puppet
  • Clints da linha de comandos para configuração online e offline
  • Ferramenta de configuração gráfica usando gtk3

Instalação

Para requisitar que um pacote/programa entre para o repositório do blog, você deve se tornar um apoiador através do apoia-se, lembre-se de entrar em contato para verificar se o pacote/programa pretendido funciona no Manjaro.

Instalar firewalld via Repo

Modo gráfico: procure o firewalld no Pamac, marque para instalar e clique em aplicar.

Marcar e aplicar a instalação.
Dependências opcionais.
Digitar a senha para a instalação.
Confirmar a instalação.
Clique na seta ao lado de aplicar para acompanhar a instalação.
Progresso e conclusão da instalação.

Terminal: utilize um dos comandos abaixo conforme o seu gerenciador de pacotes preferido.


Pamac

pamac install firewalld

Pamac

pamac build firewalld-git

Utilize o comando abaixo para iniciar o serviço do Firewalld e para adiciona-lo na inicialização do sistema.

sudo systemctl --now enable firewalld.service

Agora o seu firewall estará pronto para uso.

Créditos. #

Fonte


Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Veja também

Acompanhe o blog

comments powered by Disqus