André Tinoco
André Tinoco
Compartilhando a simplicidade do Manjaro.
Jul 20, 2018 Jul 20, 2018 2 min de leitura

Multifuncional Epson L375 no Manjaro

thumbnail for this post

Comprei uma Multifuncional Epson L375 algum tempo atrás para imprimir e escanear ás atividades do meu trabalho, sempre usando com sabedoria, porque papel é um produto que depende de vários fatores para ser produzido como, por exemplo, o desmatamento, plantação de Eucaliptos (não são ecologicamente corretos!) e uso de vários processos industriais para beneficiar o papel!

Sempre que posso, uso arquivos eletrônicos para minhas atividades, mas… a burocracia vence! Então tive que usar essa impressora para fazer o meu trabalho. Como sempre, se vocês não sabiam, os projetos do GNU começaram quando Richard Stallman teve um problema com os drives de uma impressora que não funcionava bem no seu computador, ele pediu os códigos fontes para a fabricante e, para o seu desgosto, foi recusado…

E a minha impressora tem esse problema! Isto é, não achei como configurar a mesma via Linux na rede wifi de casa! Tive que rodar um maquina virtual com o Windows para isso!!!

Mas, deixando esse problema de lado, vamos ao que interessa, achei no fórum do Arch Linux Brasil (Arch Linux é o ‘pai’ do Manjaro) sobre essa impressora e vi os pacotes necessários para que minha impressora fosse reconhecida pelo sistema e imprimisse via wifi! Esses pacotes são os mesmo para quase todas as Epson Ecotank (serve para várias impressoras da série L).

Pacotes Epson instalados.

Pacotes Epson instalados.

Instalação

Ajude o nosso repositório permanecer ativo e dar suporte para mais pacotes/programas, seja um apoiador.

AUR #

Modo gráfico: procure o epson-inkjet-printer-escpr e epson-inkjet-printer-201401w no Pamac, marque para instalar e clique em aplicar.

Terminal: utilize um dos comandos abaixo conforme o seu gerenciador de pacotes preferido.


Pamac

pamac build epson-inkjet-printer-escpr

Pamac

pamac build epson-inkjet-printer-201401w

Depois você vai abrir o gerenciador de impressora e a Epson vai aparecer nas impressoras que estão em rede, o resto é simples e rápido de configurar, no blog tem como configurar impressoras, do colega Luis Alfredo!

No caso de usar o escâner (se você tiver ativado o firewall, tem que liberar o IP da impressora no mesmo!) só é abrir o programa de scanner, pode ser o simple scan (gtk) ou o Skanlite (kde), e o mesmo vai mostrar a multi funcional na rede wifi.

Programa de scanner.

Programa de scanner.

Observação. #

No caso de usar essa impressora via USB, é só instalar os drives/pacotes mencionados acima, plugar o cabo USB, abrir o programa gerenciador de impressora e a mesma vai aparecer para você!


Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Veja também

Acompanhe o blog

comments powered by Disqus