Manjariando
Manjariando
Compartilhando a simplicidade do Manjaro.
Apr 28, 2020 Apr 28, 2020 3 min de leitura

PJe Calc no Manjaro

thumbnail for this post

Como descrevemos aqui, o suporte para a comunidade de Juristas no Linux não é dos melhores, não por causa do sistema, mas pelo descaso dos órgãos/empresas responsáveis pelos programas necessários.

Graças a comunidade Linux, muitos usuários vem conseguindo utilizar as distribuições Linux, no Manjaro e no Biglinux a facilidade aumenta ainda mais que nas demais distribuições, mas você pode ajustar as informações para qualquer distribuição.

No Manjaro, o usuário conta com alguns programas pronto para o uso e sem necessidade de comandos extras após a instalação (com exceção de configurar o java correto), isso é, se o usuário utilizar o nosso repositório.

Para os usuários que não utilizam o nosso repositório, ainda tem a opção da AUR, onde os mesmos programas estão disponíveis (ou a maioria). Esses pacotes só estão em nossos repositórios, graças a alguns usuários que fazem os testes para nós e que utilizam esses pacotes no seu dia a dia.

No Biglinux, o usuário terá os mesmos programas funcionando, mas não terão as atualizações desses programas através dos repositórios da distribuição, é necessário o usuário baixar manualmente o pacote do programa e instalar o mesmo (no caso dos .deb), e depois instalar o pacote para corrigir os erros que esses pacotes tem (esses estão nos repositórios da distribuição).

Não é tão automatizado quanto em nosso repositório, mas é um suporte que você teria que fazer as correções manualmente nas demais distribuições, além de algum tempo procurando tais correções.

Como o pacote do PJe Calc funciona. #

O Pje Calc não é empacotado oficialmente para nenhuma distribuição Linux nem MacOS, ele só está disponível oficialmente para Windows, mas o Bruno Gonçalves do Biglinux descobriu que o executável para Windows contem os arquivos que podem ser utilizados no Linux, isso mostra o descaso feito ao não ser empacotado o programa para o Linux também (ou o pessoal lá só não sabe disso).

O nosso pacote será instalado na partição do sistema (como qualquer outro programa), e durante a instalação os arquivos serão copiados para a sua HOME, já que o programa só funciona se todos os arquivos estiverem na HOME do usuário, é utilizado o mesmo processo que fazemos com o PhotoGIMP.

Instalação

Ajude o nosso repositório permanecer ativo e dar suporte para mais pacotes/programas, seja um apoiador.

Instalar via Repo blog

Modo gráfico: procure o pje-calc no Pamac, marque para instalar e clique em aplicar.

Marcar e aplicar a instalação.
Digitar a senha para a instalação.
Confirmar a instalação.
Clique na seta ao lado de aplicar para acompanhar a instalação.
Progresso e conclusão da instalação.

Terminal: utilize um dos comandos abaixo conforme sua preferência.

Pamac

pamac install pje-calc

Após instalar é só clicar no lançador do programa presente no menu de aplicativos, será incluído um ícone na área de notificação, que você deverá fechar para encerrar o programa.

O programa ainda não foi testado e comprovado o seu funcionamento no Manjaro, mas com as informações e se baseando no método de instalação utilizado no Biglinux, é provável que o mesmo deva funcionar corretamente.

Se você utilizar o programa do nosso repositório e o mesmo funcionar, nos informe para que possamos mudar o pacote do repositório de testes para o repositório padrão.


Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Veja também

Acompanhe o blog

comments powered by Disqus