Como utilizar o Chromium sem Google
Hoje vamos mostrar como utilizar o Chromium sem as “amarras” da Google, sem rastreamento, sincronização ou qualquer outra configuração oriunda da gigante de Mountain View. Essa é uma das melhores opções para aqueles que gostam do navegador, mas querem manter a sua privacidade longe da Google.
Apesar dos navegadores Chrome e Chromium possuírem ferramentas que facilitam a vida dos usuários, muitos preferem manter distancia deles. Agora esses usuários poderão ter a experiencia do Chromium sem perder a sua privacidade. Outro ponto é: essa variação do Chromium segue praticamente o mesmo visual e configurações, diferente das demais, que possuem sua própria visão/identidade sobre essa questão da privacidade.
Essa versão do Chromium vem por padrão sem um mecanismo de pesquisa selecionado, sendo necessário que o usuário entre nas configurações e escolha o que mais lhe agradar. A Web Store vem bloqueada; portanto, o usuário não conseguirá acessá-la para instalar as suas extensões por lá. Dessa forma, não de deve instalar as extensões de qualquer lugar só porque é mais fácil, ou a utilização dessa versão do Chromium não vai fazer qualquer sentido.
Principais Recursos #
- Desativa a funcionalidade específica dos domínios do Google (por exemplo, Google Host Detector, Google URL Tracker, Google Cloud Messaging, Google Hotwording etc.).
- Isso inclui desabilitar a Navegação Segura. Consulte o FAQ para a justificativa.
- Bloqueia solicitações internas para o Google em tempo de execução. Esse recurso é uma medida à prova de falhas para o acima, caso o Google altere ou introduza novos componentes que nossos patches não desativam. Esse recurso é implementado substituindo muitos domínios da web do Google no código-fonte por alternativas inexistentes que terminam em
qjz9zk
(conhecido como substituição de domínio; consulte docs/design para obter detalhes) e, em seguida, modificando o Chromium para bloquear suas próprias solicitações com esses domínios. Em outras palavras, nenhuma conexão é tentada com o domínioqjz9zk
. - Retira os binários do código-fonte (conhecido como poda binária; consulte docs/design para obter detalhes).
Recursos Aprimorados #
- Adiciona muitas novas opções de linha de comando e entradas
chrome://flags
para configurar novos recursos (que são desabilitados por padrão). Veja docs/flags para uma lista completa. - Adiciona o campo de texto URL de sugestões no editor do mecanismo de pesquisa (
chrome://settings/searchEngines
) para personalizar as sugestões do mecanismo de pesquisa. - Adiciona mais esquemas de URL permitidos para salvar esquemas de página.
- Adiciona o provedor de pesquisa Omnibox “No Search” para permitir a desativação da pesquisa.
- Força todos os pop-ups em abas.
- Desativa a formatação automática de URLs na Omnibox (por exemplo, removendo http://, ocultando determinados parâmetros).
- Desabilita o detector de redirecionamento de intranet (solicitações de DNS estranhas).
- Isso interrompe a detecção do portal cativo, mas os portais cativos ainda funcionam.
- (Mudança de recurso do navegador Iridium) Impede que URLs com o esquema trk: se conectem à Internet.
- Também impede que qualquer URL com o domínio de nível superior
qjz9zk
(conforme usado na substituição de domínio) tente uma conexão.
- Também impede que qualquer URL com o domínio de nível superior
Informação
Nós ainda não verificamos a possibilidade desse pacote para a arquitetura aarch64
(ARM), portanto só estamos disponibilizando para a arquitetura x86_64
(Desktop).
Instalação
Para requisitar que um pacote/programa entre para o repositório do blog, você deve se tornar um apoiador através do apoia-se, lembre-se de entrar em contato para verificar se o pacote/programa pretendido funciona no Manjaro.
 AUR Modo gráfico: procure o ungoogled-chromium
no Pamac, marque para instalar e clique em aplicar.
Terminal: utilize um dos comandos abaixo.
pamac build ungoogled-chromium
Nós iremos manter esse pacote por algum tempo (somente algumas versões). Após ele ser removido do repositório, será necessário apoia-ló para que o mesmo volte para o repositório do blog. Ele leva uma quantidade considerável de horas para ser compilado. Mas, por não ocupar muito espaço, o valor do apoio para ele será apenas de R$ 1,50
por mês.
Se você encontrar algum problema nesse pacote que estaremos disponibilizando, abra um ticket de suporte e informe o seu problema. Quanto mais informações e o contexto sobre o problema, mais fácil e rápido o problema será solucionado.
Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.
Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.
Veja também
- Firefox com Appmenu
- Instalando o Brave
- Instalando Google Chrome no Manjaro
- Vivaldi- veja como instalar e ver suas séries na Netflix.
Acompanhe o blog