Manjariando
Manjariando
Compartilhando a simplicidade do Manjaro.
Jan 12, 2022 Jan 12, 2022 3 min de leitura

Manjariando Hooks: automatizando o pós-instalação para o usuário

thumbnail for this post

No Manjaro, assim como em qualquer distribuição com base no Archlinux, o usuário tem que fazer manualmente o processo de pós-instalação. Para ajudar as pessoas que estão chegando agora e não sabem disso, criamos um pacote que automatiza a instalação dos pacotes. Seja ele do nosso repositório, do repositório do Manjaro ou da AUR.

Após a remoção de muitos pacotes do nosso repositório, é provável que alguns usuários terão problemas ao utilizar os pacotes/programas da AUR. Mesmo que tenhamos os tutoriais de como proceder, a maioria não gosta de ler, e acaba usando os comandos sem prestar atenção nos detalhes, o que resulta em erros ou o não funcionamento do mesmo.

Quem utiliza o nosso repositório não precisa fazer nada, pois o pacote que irá automatizar as instalações, será instalado ao adicionar o repositório. Quem não utiliza o nosso repositório ou não utiliza o Manjaro, também vai poder utilizar o nosso pacote que contém as automações. Mas não iremos garantir o funcionamento em outro sistema que não seja o Manjaro.

Abaixo estão os pacotes que serão automatizados, essa lista vai mudar com o passar do tempo, mas tentaremos atualizar conforme é adicionado/removido os pacotes.

Pacote Repositório Artigo
anbox-git AUR Blog
droidcam-dev Manjariando Blog
epson-printer-utility AUR Blog
intel-ucode-platomav-git Manjariando
openct Manjariando
opensnitch-git Manjariando Blog
scmccid Manjariando
teamViewer Manjariando Blog
virtualbox Manjaro Blog
vmware-workstation AUR Blog
warsaw-bin Manjariando Blog
Download #

Se você não utilizar o nosso repositório mas quer utilizar a nossa automatização da pós-instalação dos pacotes, entre em nossa página de comparação dos ramos clicando no botão referente a sua arquitetura.

Arquitetura x86_64

Arquitetura aarch64

Pesquise por hook e faça o download do pacote referente ao ramo que você utiliza em sua distribuição, se você estiver utilizando um sistema que não seja o Manjaro (ou baseado nele), faça o download do pacote do ramo unstable.

Ajustes Extras #

Para melhorar ainda mais, em alguns casos nós podemos fazer algumas perfumarias, como a correção de lançadores de alguns programas. Um exemplo é o hp-uiscan, que atualmente fica sem ícone e na categoria de Achado e perdidos.

Após nosso ajuste, o lançador do hp-uiscan estará corrigido e na categoria Utilidades.

Nós sempre utilizaremos o tema de ícones padrão do Manjaro, e sempre que ele for alterado, nós ajustaremos nossas correções.


Com essa automatização, esperamos que os usuários encontrem menos dificuldades ao utilizar o Manjaro, principalmente com programas que precisam de pós instalação. Caso você utilize algum pacote que precise de comandos de pós-instalação e queira adicionar a automatização em nosso pacote, abra um ticket com o nome do pacote e os comandos (caso você saiba) para o mesmo.


Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Veja também

Acompanhe o blog

comments powered by Disqus