Manjariando
Manjariando
Compartilhando a simplicidade do Manjaro.
Dec 29, 2021 Dec 29, 2021 3 min de leitura

Trocando os ramos no Manjaro

thumbnail for this post

A troca de ramo no Manjaro é simples e fácil e, em determinados momentos, pode facilitar a vida do usuário. Para aqueles que utilizam o repositório Manjariando, agora essa alteração também se tornou fácil e simples.

O Manjaro possui 3 ramos (branchs) destinados aos usuários, são eles: stable, testing e unstable. As informações abaixo são para o Manjaro Desktop e para o Manjaro ARM, não sendo necessário qualquer alteração nos comandos.

Como a maioria das coisas que são do Manjaro e não herdadas do Archlinux, o método para alterar entre os ramos (branchs) está na Wiki do Manjaro. São apenas dois comandos, e você terá trocado de ramo e estará utilizando os pacotes apropriados para esse ramo.

Fizemos um pequena alteração na ferramenta que gerencia os espelhos (mirrors) do repositório Manjariando para seguir o procedimento mencionado acima. Agora o nosso repositório seguirá o padrão do sistema, e utilizará o ramo que o usuário escolheu, facilitando ainda mais a utilização no repositório Manjariando.

Vamos utilizar o ramo testing como exemplo nos comandos, altere testing para o ramo que você deseja utilizar. Não interrompa o procedimento, ele demora um pouco, principalmente por ter que baixar muitos pacotes para o novo ramo.

Mudar para outro ramo #

Utilize o comando abaixo para alterar o ramo (branch) do sistema para o testing.

sudo pacman-mirrors --api --set-branch testing
Classifique os espelhos do Manjaro #

Utilize o comando abaixo para utilizar os 5 melhores espelhos do Manjaro (no momento da classificação).

sudo pacman-mirrors --fasttrack 5
Classifique os espelhos do Manjariando #

Se você utilizar o repositório do blog, é necessário classificar os nossos espelhos também.

sudo manjariando-mirrors -g
Atualizar o sistema para o novo ramo #

Agora utilize o comando abaixo para utilizar os pacotes do novo ramo.

sudo pacman -Syyu

Após a utilização dos comandos acima, o seu sistema já estará no ramo testing (ou no qual você escolheu), e com os pacotes nas versões corretas para esse ramo. Como citado no início do artigo, caso você utilize o repositório Manjariando os pacotes dele também serão ajustados para o ramo configurado.


Como podem ver, a troca entre os ramos é fácil. Só que pode demorar um pouco, a depender da sua conexão. Essa é a forma correta para alternar entre os ramos, 2 comandos e tudo está configurado.

Espero que esse artigo ajude os usuários do Manjaro, assim como os usuários que utilizam o repositório Manjariando. Caso você ainda tenha dúvidas, faça um comentário, ou abra um ticket de suporte.

Nota do blog #

Nos passos acima, nós informamos como atualizar do ramo stable para o testing. Se você for rebaixar (downgrade) do ramo testing para o stable, o último comando deve ser alterado, ficando:

sudo pacman -Syyuu

Essa informação também serve se você for do ramo unstable para o testing ou stable, então fique atento no -u a mais quando for rebaixar o ramo.


Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Veja também

Acompanhe o blog

comments powered by Disqus