Manjariando
Manjariando
Compartilhando a simplicidade do Manjaro.
Oct 5, 2021 Oct 5, 2021 5 min de leitura

Melhorias em nosso repositório

thumbnail for this post

Estamos sempre buscando melhorar nossa ajuda para com os usuários do Manjaro. Por isso, implementamos mais 3 ajustes na órbita do nosso repositório. Um deles não ajudará apenas os usuários que possuem o nosso repositório ou que utilizem o Manjaro, pode servir até a usuários de outras distribuições.

Já estamos com o projeto do repositório há 3 anos e algo que vemos com frequência são usuários com problemas em instalar as traduções de alguns pacotes que disponibilizamos (principalmente as do LibreOffice Dev). Sempre informamos nos artigos como proceder e, em algum momento, bastava olhar para as dependências opcionais. Nosso último ajuste para tentar ajudar com isso foi em agosto - que inclusive está nas imagens do artigo de instalação do LibreOffice Dev -, mas como muitos não leem as coisas, não podemos fazer nada por causa do problema que o próprio usuário causa para ele.

Outro ponto eram os kernels que disponibilizamos. Ao instalar um deles, era necessário que o usuário instalasse manualmente os drivers/módulos que o usuário necessitava e, por isso, alguns acabavam tendo problemas por não ler os nossos artigos sobre essa questão. Nosso ajuste irá ajudar com a primeira instalação do kernel, mas ainda será necessário que o usuário já tenha instalado todos os drivers que o seu hardware precisa, pois ainda não conseguimos ajustar uma parte.

A parte mencionada que pode ajudar usuários que não utilizam o nosso repositório ou o Manjaro é a possibilidade de baixar os pacotes presentes em nosso repositório. Apesar de sabermos que haverá muitos usuários reclamando que os pacotes não estão funcionando, principalmente se baixar a versão para o ramo (branch) errado, ou se utilizar algum sistema baseado no Arch Linux, ainda assim vamos disponibilizar essa facilidade, já que o problema será do usuário, por não saber como as coisas funcionam no seu próprio sistema.

Para não tornar o artigo gigante, fazendo com que o usuário pare de ler logo no início, deixaremos as informações em abas, o que, além de encurtar o artigo, fica visualmente mais agradável.


Para oferecer as melhorias que citamos acima, nós precisamos adicionar alguns ajustes na ferramenta de gerenciamento de kernels e idiomas. Para não ser necessário trocarmos o pacote já presente no repositório do Manjaro, optamos pela “sobreposição”, que instalará o pacote manjaro-settings-manager do nosso repositório ao invés do pacote do repositório do Manjaro.

Para que isso seja possível, nós criamos mais um repositório, o manjariando-overlay. Esse repositório conterá o pacote mencionado, e ele pode ser utilizado para disponibilizar uma correção rápida dos pacotes do repositório do Manjaro, ao menos até que sejam corrigidos por lá.

O objetivo aqui é facilitar a vida do usuário. Também mostra para os remasters que criam as suas versões do Manjaro que é possível fazer as coisas da forma correta, sem a necessidade de inventar moda, levando a erros comuns vistos em diversas remasterizações.


Com a utilização do pacote manjaro-settings-manager disponibilizado por nós, você terá a opção de instalar/remover os kernels que disponibilizamos pela ferramenta do sistema. Com a instalação/remoção sendo feita pela ferramenta de kernels, os drivers/módulos também serão instalados/removidos automaticamente, evitando problemas para os usuários.

Como podem ver na imagem, os nossos kernels ficam disponíveis e os drivers/módulos são instalados junto com o kernel. Ainda falta resolver a questão visual dos kernels que estão em execução, já que o pacote linux510 não está instalado, mas é informado que ele está em execução. O mesmo acontecerá se for instalado o kernel linux514 do Manjaro e o Hardened ou o Zen do nosso repositório. Ao iniciar o sistema em um desses 3 kernels, a ferramenta informará que os 3 estão em execução, já que todos são 5.14.


O pacote manjaro-settings-manager do nosso repositório também vai disponibilizar os nossos pacotes de idiomas, que no momento são os do LibreOffice Dev e os do WPS Office. Além disso, o pacote firefox-appmenu pode utilizar os pacotes de idiomas do Firefox do repositório do Manjaro. Por isso, nós adicionamos essa opção.

Na 3º imagem acima, você pode notar que é possível utilizar os pacotes de idiomas do repositório em pacotes instalados da AUR. Nós iremos averiguar com o tempo quais as possibilidades disso, e poderemos adicionar na ferramenta, mas só em caso de compatibilidade comprovada.


Como o nome dessa aba diz, nós tornamos possível o download dos pacotes que disponibilizamos em nosso repositório com apenas um clique. Os pacotes só serão baixados para o HD, o usuário ainda tem que fazer a instalação manualmente após o download. Nós fornecemos pacotes para os ramos stable e testing.

Os usuários de outras distribuições podem até baixar e instalar os pacotes, mas tenham em mente que eles foram compilados para funcionar no Manjaro e, dependendo da distribuição, eles não irão funcionar como deveriam. Para quem utiliza distribuições baseadas no Arch Linux nem adianta tentar; a maioria dos pacotes irão falhar, principalmente os que são realmente compiladas e precisam das libs que o Manjaro utilizava na hora da compilação.

No momento, o pacote com as nossas alterações só está disponível no ramo testing do nosso repositório. Assim que for mais testado, nós enviaremos ao ramo stable.

Apesar de ainda possuir um detalhe aqui e outro ali, as melhorias já irão ajudar bastante. Sempre vai ter o usuário que não lê e reclama, já estamos acostumados e sabemos como proceder com eles, mesmo que a indicação de leitura os deixe irritados.

Eis as pequenas melhorias que trazemos hoje: deixe o seu comentário sobre o que você achou delas. Se, por acaso, você souber de algum ajuste que melhoraria ainda mais essas funções, entre em contato conosco.


Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Veja também

Acompanhe o blog

comments powered by Disqus