Flávio Costa
Flávio Costa
Não menospreze o dever que a consciência te impõe
Jul 27, 2022 Jul 27, 2022 3 min de leitura

Nosso Dispositivo Arm

thumbnail for this post

Hoje vamos falar sobre o nosso dispositivo ARM, um aparelho pequeno, barato e com a possibilidade de utilizar o Manjaro nele. Com este dispositivo nós poderemos melhorar o suporte para a arquitetura ARM, desde tutoriais até novos pacotes em nosso repositório.

Nós já estávamos em busca de adquirir um dispositivo que suportasse o Manjaro ARM e, felizmente, fomos presenteados com uma TV Box. Essa TV Box nós já tínhamos pego emprestado no passado para verificar se era compatível com o Manjaro (o que não era na época). Para facilitar o nosso estudo, a pessoa resolveu nos doar o aparelho. E, para a nossa sorte, nessa mesma época o suporte para ela chegou oficialmente.

Essas TV Box vêm originalmente com o Android instalado nelas, e como ainda são novidade, não são todas que possuem suporte para rodar um sistema Linux nelas. Fora que tem que ficar atento com as falsificações, já que o hardware será diferente das originais e você não conseguirá instalar um sistema Linux nelas.

A nossa TV Box é uma H96 Max X3, e ainda é a versão que possui a maior capacidade de armazenamento e memória RAM. Abaixo você pode verificar as principais características.

  • Processador - Cortex A55 quad-core de 64 bits e 2GHz
  • Placa de video - Mail-G31 MP2
  • Memória RAM - 4G DDR3
  • Armazenamento - 128GB eMMC
  • OpenGL - 3.2
  • OpenCL - 2.0
  • Vulkan - 1.1
  • HDMI - 2.0

Como podem ver, a TV Box tem um hardware até que razoável. Para fazer o teste de pacotes e ajudar com o suporte para usuários será bom, mas para compilar os pacotes para o nosso repositório ARM já não é. A parte boa é que o Manjaro facilita a compilação de pacotes para a arquitetura aarch64. Assim, as compilações são feitas através do hardware do meu desktop.

A parte “ruim” é que por ser uma coisa nova (Linux em dispositivos ARM), algumas coisas podem não funcionar. Na nossa TV Box, por exemplo, o wifi e o bluetooth não funcionam ainda. Apesar da Realtek não se importar muito com o suporte, eu li que alguém da comunidade Linux já está trabalhando para melhorar isso num futuro próximo.

Para poder utilizar a TV Box na sala, eu ajustei e compilei o driver para o meu TP-Link AC600 wireless Realtek RTL8811AU. Esse driver já está disponível em todos os ramos do nosso repositório ARM e assim que descobrirmos uma correção para o wifi e bluetooth, drivers para eles também serão adicionadas ao nosso repositório.

Andei fazendo alguns testes com o Box64, e até consegui abrir a interface de algumas coisas feitas para o x86_64, mas não funcionou 100%. Nas minhas pesquisas descobri que programas em gtk3 ainda não tem suporte; por isso, muita coisa não vai funcionar por conta do gtk3. Estarei de olho, e assim que o suporte para gtk3 for adicionado, publicaremos as informações após os nossos testes (já aprendi alguns detalhes de configuração, só falta o suporte do gtk3).

Alguns pacotes que utilizamos estarão no repositório ARM do blog, mas como o repositório se tornou Freemium, é necessário um pequeno apoio para disponibilizarmos um pacote que alguém queira que demos suporte. Em breve estaremos disponibilizando um artigo com todas as TV Box que sabemos que tem suporte por parte da equipe do Manjaro ARM e, posteriormente, um tutorial de como instalar o Manjaro ARM nessas TV Box.


Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Veja também

Acompanhe o blog

comments powered by Disqus