Manjariando
Manjariando
Compartilhando a simplicidade do Manjaro.
Jun 15, 2022 Jun 15, 2022 2 min de leitura

Anbox em kernels 5.18+

thumbnail for this post

O modo para utilizar o Anbox foi alterado, ao menos em kernels 5,18 e superiores. Vamos informar o que mudou e como utilizá-lo. Os kernels 5,18 disponíveis em nosso repositório permanecerão com suporte “ativado”, ao menos enquanto for possível.

Apesar de muitas pessoas não conseguirem utilizar o Anbox por causa do seu hardware não possuir todos os recursos necessários e/ou a pessoa não conseguir fazer o processo de pós instalação (quem utiliza o nosso repositório tem esse processo feito automaticamente), ele funciona muito bem e é possível até a utilização de root (com o Magisk ou SuperSU).

Quem acompanha o Anbox há algum tempo sabe que no passado era necessário o pacote anbox-modules-dkms para adicionar os módulos ashmem e binder, mas em algumas das versões do kernel 5.x isso mudou (se não me engano, a partir do kernel 5.10) e o pacote não foi mais necessário. Pois bem, no dia 15 de Março o módulo ashmem foi removido da árvore do kernel, quebrando o suporte para o kernel 5.18 e superiores, retornando a necessidade de um pacote extra que o disponibilize.

Foi aberta uma issue sobre essa questão, e através dela uma “solução” para contornar isso. Mas essa alternativa só pode ser aplicada durante a compilação do kernel, o que torna inviável para a grande maioria das pessoas (se não todos). Por esse motivo, nós estamos adicionando essa alternativa nos kernels 5.18 que disponibilizamos, facilitando para quem utilizá-los.

Para as pessoas que utilizam o kernel 5.18 que o Manjaro disponibiliza, será necessário um pacote extra que disponibiliza o módulo ashmem. Como, no momento, é o pacote anbox-modules-dkms que disponibiliza tanto ele quanto o módulo binder, seria necessário outro pacote, um que disponibilizasse apenas o ashmem (já que o kernel ainda disponibiliza o módulo binder).

As pessoas que desejam utilizar o Anbox com uma versão do kernel mais recente, recomendamos que utilizem o nosso repositório e o kernel Zen (linux-zen). Mas caso alguém queira suporte para os kernels 5.18 e superiores que o Manjaro disponibiliza, podem obter o pacote extra através do nosso repositório. Porém, como o repositório agora é freemium, será necessário um pequeno apoio para isso.

Informaremos qualquer novidade sobre esse assunto. Caso você encontre algo relevante e queira compartilhar conosco, abra um ticket de suporte para verificarmos o que podemos fazer.


Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Veja também

Acompanhe o blog

comments powered by Disqus