Manjariando
Manjariando
Compartilhando a simplicidade do Manjaro.
Apr 13, 2022 Apr 15, 2022 2 min de leitura

Melhoramos a nossa página para Comparação dos Ramos

thumbnail for this post

Nossa página para a comparação dos ramos está mais simples, tornando mais fácil a sua utilização. Com o novo ajuste, a página continuará simples mesmo com a adição de novas arquiteturas em nosso repositório. O método utilizado anteriormente acabava ficando confuso, fazendo os usuários reclamarem.

Nós estávamos pesquisando uma maneira de como ajustar a página, mas devido as limitações que temos (seja de tempo, infraestrutura e até conhecimento), isso foi se arrastando com o tempo. Nesses 17 meses que a página de comparação existe, ela já passou por uma reformulação. Como podem ver na imagem abaixo, essa foi a primeira versão que disponibilizamos.

Primeiro layout da página.

Primeiro layout da página.

Com a migração do blog do Wordpress para o Hugo, fomos atrás de integrar a página ao layout utilizado no blog, e após muita pesquisa, tentativas e erros, conseguimos essa integração. Para alguém que não tinha qualquer conhecimento sobre isso, até que o tioguda se saiu bem.

Segundo layout da página.

Segundo layout da página.

Mas como podem ver nas imagens abaixo, os usuários precisavam utilizar um botão seletor para escolher o repositório que desejava pesquisar um determinado pacote. Isso acabava gerando reclamações que os pacotes não apareciam na pesquisa, já que muitos usuários não se atentavam para esse detalhe do botão seletor.

Para piorar a situação do botão seletor, ao adicionarmos suporte para o Manjaro ARM, a confusão se tornou ainda maior. Mas após um longo período refletindo sobre o que poderia ser feito, foi olhando o código que gerava a página que a solução apareceu. Um simples ajuste resolveu o problema, mas que levou meses para uma pessoa leiga perceber isso. Precisou muito tempo e pesquisa para enxergar o que precisava ser feito.

De agora em diante, quem visitar a nossa página para comparação dos ramos dos nossos repositórios, só precisará utilizar o botão seletor para escolher de qual arquitetura ele deseja pesquisar. No momento só damos suporte para as arquiteturas x86_64 e aarch64, isso pode mudar no futuro.

Botão seltor.

Botão seltor.

Visitar a página

Com essa melhora, esperamos que a utilização da página se torne mais agradável aos usuários. Ainda tem espaço para melhoras, mas devido a falta de tempo e pessoal, isso pode levar algum tempo para ser implementado.


Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Veja também

Acompanhe o blog

comments powered by Disqus