Manjariando
Manjariando
Compartilhando a simplicidade do Manjaro.
Mar 2, 2022 Mar 2, 2022 3 min de leitura

Melhorando a classificação dos espelhos e checando atualizações

thumbnail for this post

Para facilitar ainda mais, estamos melhorando a classificação dos espelhos e adicionando uma checagem de atualizações. Esses são dois pontos que acabam trazendo problemas para alguns usuários, que agora serão minimizados.

A classificação dos espelhos antes de uma atualização é algo importantíssimo, mas a maioria dos usuários não faz esse passo simples. Isso evitaria atualizações parciais, o que não é suportado pelo Manjaro - (acho que não é por qualquer distribuição).

Melhoria #

A partir de agora, quem utiliza o repositório do blog, ao instalar ou atualizar um pacote, além dos espelhos do nosso repositório, terá os espelhos do repositório do Manjaro também classificados.

Para evitar ao máximo quaisquer problemas relacionado por espelhos desatualizados, a classificação será feita uma vez por dia, e só após uma instalação ou atualização de quaisquer pacote. Ao mover a classificação de um gancho systemd para um hook, resolveria-se o problema relatado por alguns usuários que, dependendo da ocasião, terminavam por ter o tempo de boot aumentado por causa do método antigo.

A novidade #

Mesmo que o gerenciador de pacotes do Manjaro seja o Pamac, muitos usuários continuam utilizando o Pacman para atualizar o sistema. Muitas das vezes isso acontece mais por culpa dos blogs e/ou canais do YouTube, que não diferenciam o modo de instalação entre o Manjaro e o Archlinux, e isso já é diferente há algum tempo.

Se o usuário instalar um pacote usando sudo pacman -S package, o pacote será instalado. Mas se hover alguma atualização dispovivel para o sistema, provavelmente o pacote instalado não funcionará, porque o sistema possui a versão de uma lib e o pacote precisa de outra mais atual. Já ao instalar um pacote usando pamac install package, o Pamac irá verificar se há atualizações disponíveis e oferecer a atualização caso exista, evitando o problema com as versões divergentes das libs.

Ao utilizar o nosso repositório, ao instalar um pacote (independente do comando), será feito uma checagem de atualização e o resultado será informado ao usuário. Se houver atualizações disponíveis, o usuário deverá atualizar por conta própria, já que a nossa checagem só tem a função de informar.

Novidade futura #

Outro ponto que os usuários “esquecem” de fazer é a remoção dos pacotes orfãos. Ao não remover os pacotes orfãos, além de ter que atualizar pacotes que o usuário não precisa, eles podem gerar vários problemas, principalmente os pacotes oriundos do AUR.

O Pamac gráfico tem a opção para remover as dependências desnecessárias (os pacotes orfãos), mas ela vem desabilitada por padrão. E, pelo fato de uma boa fatia dos usuários ter o mau costume de não procurar saber o básico do sistema, acabam gastando um tempo maior correndo atrás de uma solução que seria evitada por uma leitura de como o sistema funciona.

Para evitar os problemas com os pacotes orfãos, nós adicionaremos uma checagem para eles. Assim como a checagem de atualização, a dos orfãos só irá informar - o usuário terá que remover por conta própria esses pacotes. Quem não quiser remover todos os pacotes informados como orfãos, remova pela forma gráfica do Pamac só os desejados.

Para remover todos os pacotes informados pela checagem, utilize o comando abaixo.

pamac remove -o

Apesar de estarmos sempre trazendo melhorias/facilidades para os usuários que utilizam o nosso repositório, sempre incentivamos a leitura, pois não sabemos até quando estaremos aqui para ajudar. Então, sempre que possível, tente aprender algo novo sobre o sistema que você está utilizando.


Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Veja também

Acompanhe o blog

comments powered by Disqus