Manjariando
Manjariando
Compartilhando a simplicidade do Manjaro.
Mar 9, 2022 Mar 9, 2022 3 min de leitura

Suspender ROG Zephyrus G15 (Modelos GA503Q)

thumbnail for this post

A utilidade de suspender ao fechar a tampa de um notebook é essencial, mas o ASUS ROG Zephyrus G15 2021 tem um problema de fábrica que impede essa simples tarefa. Nesse artigo mostraremos algumas opções para resolver isso, que vão desde o usuário fazer por conta própria até o blog manter um pacote de correção em seu repositório.

O ASUS ROG Zephyrus G15 2021 (modelos GA503Q) é fornecido com uma tabela ACPI DSDT quebrada, o que impede que o processo de suspensão seja concluída com sucesso. Mostraremos 3 opções para quem possui esse modelo e deseja corrigir o problema: a opção manual, através do AUR ou com uma “ajudinha” do blog.


A correção manual requer que o usuário tenha alguma experiência com esse tipo de procedimento, não sendo recomendado para a maioria das pessoas. Lembre-se, mesmo que você utilize distribuições Linux há muitos anos, isso não faz de você um usuário avançado.

Por não possuirmos um ROG Zephyrus G15, não podemos fazer um passo a passo de como utilizar o script. Mas seguindo as informações presentes aqui, você poderá utiliza-lo.


A correção pelo AUR é utilizando um kernel personalizado, uma versão do Xanmod especifica para os ROGs. O problema com essa opção é que, além de ter que compilar o kernel, os drivers do Manjaro são incompatíveis com esses kernels.

O pacote linux-xanmod-rog presente no AUR já disponibiliza a correção para esse problema. Além disso, o pacote possui correções e ajustes para outros problemas da linha ROG.


A correção por parte do blog é simples, o usuário se tornará um apoiador e nós iremos mater o kernel linux-xanmod-rog no repositório do blog. O kernel vai estar presente na ferramenta de kernels do sistema, e terá compatibilidade com os drivers que são mantidos pelo Manjaro.

O valor do apoio será de R$20,00, isso para o kernel e a versão para ele dos drivers suportados pelo Manjaro. Drivers extras da AUR terão um custo adicional, como informado aqui


Qualquer uma das opções acima irá funcionar “igualmente”, já que as três utilizam a mesma fonte para a correção.

Note

Caso alguém apoie o kernel linux-xanmod-rog, somente o ramo unstable do repositório possuirá a mesma versão que o pacote da AUR.

A opção manual via script é a mais difícil, já que requer atenção/experiência por parte do usuário. A opção da AUR é mediana, desde que o usuário mantenha um segundo kernel instalado como backup. A opção do blog será a mais fácil para o usuário, já que ele não precisará se preocupar com praticamente nada.


Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Veja também

Acompanhe o blog

comments powered by Disqus