Trocando os ramos no Manjaro
A troca de ramo no Manjaro é simples e fácil e, em determinados momentos, pode facilitar a vida do usuário. Para aqueles que utilizam o repositório Manjariando, agora essa alteração também se tornou fácil e simples.
O Manjaro possui 3 ramos (branchs) destinados aos usuários, são eles: stable
, testing
e unstable
. As informações abaixo são para o Manjaro Desktop e para o Manjaro ARM, não sendo necessário qualquer alteração nos comandos.
Como a maioria das coisas que são do Manjaro e não herdadas do Archlinux, o método para alterar entre os ramos (branchs) está na Wiki do Manjaro. São apenas dois comandos, e você terá trocado de ramo e estará utilizando os pacotes apropriados para esse ramo.
Fizemos um pequena alteração na ferramenta que gerencia os espelhos (mirrors) do repositório Manjariando para seguir o procedimento mencionado acima. Agora o nosso repositório seguirá o padrão do sistema, e utilizará o ramo que o usuário escolheu, facilitando ainda mais a utilização no repositório Manjariando.
Vamos utilizar o ramo testing como exemplo nos comandos, altere testing para o ramo que você deseja utilizar. Não interrompa o procedimento, ele demora um pouco, principalmente por ter que baixar muitos pacotes para o novo ramo.
Mudar para outro ramo #
Utilize o comando abaixo para alterar o ramo (branch) do sistema para o testing
.
sudo pacman-mirrors --api --set-branch testing
Classifique os espelhos do Manjaro #
Utilize o comando abaixo para utilizar os 5 melhores espelhos do Manjaro (no momento da classificação).
sudo pacman-mirrors --fasttrack 5
Classifique os espelhos do Manjariando #
Se você utilizar o repositório do blog, é necessário classificar os nossos espelhos também.
sudo manjariando-mirrors -g
Atualizar o sistema para o novo ramo #
Agora utilize o comando abaixo para utilizar os pacotes do novo ramo.
sudo pacman -Syyu
Após a utilização dos comandos acima, o seu sistema já estará no ramo testing (ou no qual você escolheu), e com os pacotes nas versões corretas para esse ramo. Como citado no início do artigo, caso você utilize o repositório Manjariando os pacotes dele também serão ajustados para o ramo configurado.
Como podem ver, a troca entre os ramos é fácil. Só que pode demorar um pouco, a depender da sua conexão. Essa é a forma correta para alternar entre os ramos, 2 comandos e tudo está configurado.
Espero que esse artigo ajude os usuários do Manjaro, assim como os usuários que utilizam o repositório Manjariando. Caso você ainda tenha dúvidas, faça um comentário, ou abra um ticket de suporte.
Nota do blog #
Nos passos acima, nós informamos como atualizar do ramo stable
para o testing
. Se você for rebaixar (downgrade) do ramo testing
para o stable
, o último comando deve ser alterado, ficando:
sudo pacman -Syyuu
Essa informação também serve se você for do ramo unstable
para o testing
ou stable
, então fique atento no -u
a mais quando for rebaixar o ramo.
Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.
Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.
Veja também
- Como instalar os pacotes da AUR?
- Reset do repositório e suporte ao Manjaro ARM
- Nosso repositório agora é Freemium
- Suporte ao ramo instável?
- Remover pacotes órfãos
Acompanhe o blog